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Stock da Cunha defende que resolveu 78% dos problemas com clientes
O presidente executivo do Novo Banco argumenta que herdou problemas com 21.500 clientes do BES e que falta apenas resolver com 22% do total. Uma parte substancial tem papel comercial.
Eduardo Stock da Cunha defende que, no último ano e meio, conseguiu resolver a grande maioria dos problemas herdados com produtos vendidos pelo antigo BES, de que é exemplo o papel comercial.
O banco herdou problemas com produtos vendidos a 21.500 clientes. E "foi capaz de resolver [as questões com] 16.500 clientes", sublinhou o presidente executivo do Novo Banco na conferência de imprensa em que foram apresentados prejuízos de 980,6 milhões. "Neste momento, temos um nível de problema inferior, da casa dos 22% do total dos problemas que existiam há um ano e meio", acrescentou.
Stock da Cunha falava nos quatro tipos de problemas que existiram no Novo Banco com produtos vendidos pelo BES: séries comerciais, gestão de carteiras, acções preferenciais dos emigrantes e papel comercial.
Na sua apresentação, o CEO da instituição financeira herdeira do BES afirmou que cerca de 87% dos clientes com séries comerciais aceitaram a solução proposta pelo Novo Banco. Número que sobe para 95% no que diz respeito à gestão discricionária de carteiras. "O nível de litigância é zero" neste último caso, defendeu Stock da Cunha.
No caso dos emigrantes que compraram acções preferenciais de veículos montados pelo Credit Suisse, que contêm obrigações do Novo Banco, a solução ainda está a ser implementada mas Stock da Cunha sublinhou que 80% dos clientes aceitaram a proposta.
Por resolver está o papel comercial de sociedades do GES vendido aos balcões do BES, que o Governo pretende solucionar através de um mecanismo que concilie as posições dos vários envolvidos.
"Se somarmos aquelas três linhas de problemas e o papel comercial, estamos a falar de 21.500 clientes ou operações. E resolvidos estão cerca de 16.500 clientes", concluiu o gestor.