Notícia
Santa Casa decide entrada no Montepio até fim de Junho
Santana Lopes diz que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa já pediu estudos a consultoras independentes para avaliar a entrada no capital do Montepio ainda no próximo mês.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) espera ter decidida, até ao final de Junho, a entrada no capital da Caixa Económica Montepio Geral.
"Não há prazo. É uma situação que será decidida, espero, até ao final do próximo mês de Junho", afirmou Pedro Santana Lopes esta quinta-feira, 4 de Maio.
O provedor da SCML, à margem da apresentação de resultados da instituição, relembrou a sua posição anterior: "a Santa Casa não entra em aventuras e não entrará" embora este não seja "necessariamente o caso".
Contudo, isso não impede que a instituição não estude o dossiê. "O que estamos a fazer é estudar uma possibilidade que nos foi colocada" para depois tomar uma "decisão fundamentada", explicou.
A SCML encomendou estudos a consultoras independentes nesse sentido.
Santana Lopes referiu que a entrada no Montepio Geral não seria uma estreia da Santa Casa neste tipo de "participações financeiras", dando os exemplos da Imoleasing e da Lusitania Seguros.
O provedor adopta agora um tom mais contido face a um artigo que assinou no Negócios no início de Abril, onde frisava que a SCML "não tem intenção rigorosamente nenhuma em relação ao Montepio".
Tratava-se de uma resposta directa a declarações do ministro da Segurança Social, José António Vieira da Silva, que diz ver de forma positiva a associação da Santa Casa e de outras instituições da área social à Caixa Económica Montepio.