Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS insiste em nacionalizar Novo Banco

Ao Diário de Notícias, João Galamba defende que a nacionalização do Novo Banco não vem trazer novos custos mas apenas “reconhecer” os que já existem. Para o deputado, o Estado não deve pagar para ter de vender a instituição que sucedeu o Banco Espírito Santo.

Miguel Baltazar/Negócios
09 de Janeiro de 2017 às 11:23
  • ...

O deputado socialista João Galamba defendeu esta segunda-feira, 9 de Janeiro, ao Diário de Notícias, a nacionalização do Novo Banco. Para o também vice-presidente da bancada do Partido Socialista (PS), "nacionalizar de facto não traz novos custos, apenas reconhece custos que sempre existiram".

"Só quero que o Estado assuma em pleno e de forma normal o que já existe", afirma Galamba lembrando que o Estado já se encontra no Novo Banco através do Fundo de Resolução.


O deputado socialista lembra que a actual proposta da Lone Star fica abaixo do valor aplicado para recuperar o banco após a resolução do Banco de Portugal a 3 de Agosto de 2014. Desse modo, o Estado estaria "a pagar" para vender o Novo Banco.


"Uma das piores coisas que se pode fazer a um banco é pôr-lhe um carimbo de ‘transitório para venda’", recordou.


Também outras vozes do PS se juntam a esta posição, escreve o Diário de Notícias referindo os nomes de Eurico Brilhante Dias e Paulo Trigo Pereira. "A nacionalização é uma opção táctica que deve estar em cima da mesa caso não haja nenhum interessado em candidatar-se de forma adequada ao banco", afirmou Brilhante Dias.


O próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, não tinha afastado na semana passada a hipótese de nacionalizar o Novo Banco.

Ver comentários
Saber mais João Galamba Diário de Notícias Novo Banco Partido Socialista PS Fundo de Resolução Banco de Portugal Eurico Brilhante Dias Paulo Trigo Pereira Mário Centeno economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral) banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio