Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Polónia cria fundos especiais para ajudar quem tem créditos à habitação em francos suíços

Os polacos continuam a precisar de ajuda para se protegerem da valorização da moeda suíça, após o fim da ligação ao euro. A banca propõe a constituição de dois fundos.

Negócios 11 de Março de 2015 às 11:02
  • 1
  • ...

Continuam a ser precisas medidas na Polónia para proteger os consumidores da valorização da moeda suíça e da consequente desvalorização da divisa polaca. Onze bancos polacos chegaram a acordo para a constituição de fundos especiais para evitar maiores prejuízos para os polacos que, na banca doméstica, têm créditos denominados em francos suíços.

 

O presidente da associação da banca da Polónia, Krzysztof Pietraszkiewicz, anunciou a criação de dois fundos diferentes. Um deles servirá para apoiar os créditos à habitação denominadas em zloty (moeda polaca) e em moeda estrangeira nas mãos de clientes com dificuldades em assegurar aquele pagamento, nomeadamente por estarem desempregados – houve cortes de postos de trabalho na sequência do corte da ligação do franco com o euro, como é exemplo o grupo de banca privada Julius Baer.

 

Mas também haverá um outro fundo, de acordo com as declarações de Pietraszkiewicz, citadas pelas agências de informação internacionais Reuters e Bloomberg. Neste caso, o objectivo é um fundo de estabilização na relação dos clientes com as moedas, ou seja, pretende facilitar a conversão cambial dos empréstimos para o zloty. As prestações mensais de quem tem créditos à habitação indexados à moeda suíça dispararam nos últimos meses, o que até já levou a manifestações dos clientes.

 

Dois terços do dinheiro necessário para este fundo de estabilização serão suportados pela banca, o restante vai ser procurado fora da indústria financeira, relata a Bloomberg.

 

Estas são medidas adicionais àquelas que foram já implementadas no final de Janeiro que também visavam a facilitação da conversão dos créditos indexados ao franco. Segundo anunciou o responsável da associação da banca polaca, estão a ser trabalhadas novas propostas, a finalizar em Maio. Contudo, estas são medidas propostas pela banca mas terão de receber o aval das restantes autoridades relevantes na Polónia, nomeadamente do Executivo. 

 

 

Ver comentários
Saber mais Polónia zlotys franco suíço
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio