Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca polaca dispara com anúncio de medidas governamentais

As acções dos bancos polacos estão esta quarta-feira a valorizar, após o ministro da Economia ter anunciado medidas para controlar as perdas provocadas pela subida do franco suíço.

Negócios 28 de Janeiro de 2015 às 12:22
  • ...

ter anunciado medidas para controlar as perdas provocadas pela subida do franco suíço.

Os bancos polacos, que têm estado sob pressão desde que a Suíça terminou a ligação do franco ao euro, estão hoje a registar fortes subidas nas cotações em bolsa. O ministro da economia, Janusz Piechocinski, anunciou esta quarta-feira que os bancos devem permitir aos detentores de crédito à habitação em francos suíços a conversão para zlotys, aplicando as taxas do banco central no dia da conversão, sem cobrar qualquer taxa adicional.

 

O ministro afastou assim uma conversão forçada dos créditos à habitação em francos para a taxa de câmbio anterior à decisão do banco central da Suíça, custeada inteiramente pelos bancos, o que está a animar os accionistas. "Queremos os dois lados a suportar os riscos cambiais simetricamente", afirmou o ministro da Economia, citado pela Bloomberg.

 

A maior subida ocorre nas acções do banco Getin Noble, a valorizar 8,79%, para 1,98 zlotys por acção. O Millenium Bank, detido em 66% pelo Banco Comercial Português (BCP), está esta quarta-feira a valorizar 5,5%, para 7,61 zlotys por acção. O Mbank sobe 2,52% (461,35 zloty por acção) e o banco PKO sobe 2,34% (33,2 zloty por acção).

 

Além desta medida, Piechocinski instou os bancos a permitir a suspensão dos pagamentos dos créditos à habitação (em francos suíços ou zlotys) até três anos e a limitarem os valores mensais das prestações a níveis de final de 2014. Os bancos devem também aplicar a libor negativa. Nos novos créditos à habitação, o ministro recomenda que o valor de mercado da propriedade determine o tecto das garantias exigidas pelos bancos. Segundo a Bloomberg, o governo vai anunciar mais legislação para limitar os riscos das taxas de juro.

 

Na Polónia, cerca de 46% dos créditos à habitação estão em francos suíços. Com o fim da ligação do franco suíço ao euro, anunciada pelo banco central da Suíça, dia 15 de Janeiro, o franco disparou face ao zloty nacional, aumentando a prestação de cerca de 575 mil famílias que têm créditos em francos suíços.

 

(Notícia actualizada com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Polónia banca Suíça Millenium Bank juros bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio