Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oliu: Estratégia do Sabadell é “independente do estatuto do Reino Unido face à UE”

O Sabadell vai manter a sua estratégia no Reino Unido, onde controla o TSB, garante Josep Oliu. O segundo maior accionista do BCP acredita que “o poder comercial” e o “enfoque no retalho” do banco britânico permitirão “a criação de valor”.

Bloomberg
Negócios 24 de Junho de 2016 às 17:29
  • ...

A saída do Reino Unido da União Europeia não vai afectar a estratégia do Sabadell no mercado britânico, onde controla o TSB, sétimo maior banco de retalho britânico.

 

"O desenvolvimento do poder comercial do TSB, o seu enfoque no retalho e o êxito da migração tecnológica são as bases da criação de valor do banco e são independentes do estatuto do Reino Unido face à União Europeia", adiantou Josep Oliu, presidente do Sabadell, citado pela agência EFE.

 

O banco britânico, adquirido no ano passado pelo segundo maior accionista do BCP (com 5%), representa mais de 20% do activo do Sabadell. No primeiro trimestre do ano, o TSB contribuiu com 62 milhões de euros, ou seja, 25%, para os resultados do Sabadell.

 

O banqueiro admite que "o novo cenário pode dar aso a um período de incerteza no curto prazo". Mas "há que esperar que o novo marco de relações entre a União Europeia e o Reino Unido seja adequado, salvaguarde o livre comércio e a liberdade de movimento de capitais entre ambas as regiões e permita uma evolução económica positiva a médio e longo prazo", defendeu.

 

Oliu está confiante, uma vez que, como sublinha, "tanto o Reino Unido como o resto dos países da Europa têm a convicção de que o livre comércio contribui para o bem-estar dos seus cidadãos". Por isso, espera que "seja neste quadro que se desenvolvam as negociações comerciais a estabelecer" entre as duas regiões.
Ver comentários
Saber mais Sabadell Josep Oliu BCP Brexit TSB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio