Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda das acções do BCP pesa 92 milhões nos resultados do Sabadell

O banco espanhol fez uma provisão de 91,9 milhões de euros para fazer face à desvalorização das acções do banco português. Ainda assim, o Sabadell teve um lucro de 425 milhões de euros.

Bloomberg
22 de Julho de 2016 às 09:46
  • 3
  • ...

O Sabadell lucrou 425,3 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, beneficiando da integração do banco britânico TSB. São mais 20,3% que o resultado obtido no mesmo período do ano anterior. Mas os valores não são directamente comparáveis, já que em 2015 as contas não reflectem a actividade do TSB. Excluindo o efeito da integração deste banco nas contas do Sabadell, o resultado caiu 20,6% para 279,6 milhões de euros.

O mercado reagiu de forma negativa aos números, com as acções do banco espanhol a perderem 5,13% para 1,22 euros.

Um dos factores a penalizarem as contas do banco espanhol foi a participação no BCP. "De destacar as provisões realizadas no segundo trimestre de 91,9 milhões de euros para a deterioração da participação no BCP", refere o Sabadell no relatório dos resultados. A entidade espanhola tem uma posição de 5,07% no banco liderado por Nuno Amado. As acções do BCP desvalorizaram 49% no segundo trimestre.

Já no que diz respeito à margem financeira, o Sabadell conseguiu uma melhoria de 7,2% para 1,39 mil milhões de euros, apesar da queda das taxas interbancárias que dificulta a rentabilidade das entidades financeiras. Já o crédito malparado pesa, excluindo o TSB, pesa 8,54% no balanço, menos que 10,98% registados há 12 meses.

O rácio de fundos próprios principais de nível 1 (CET1), considerando uma adopção faseada das regras mais exigentes, foi de 11,8%. 

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado economia negócios e finanças serviços financeiros banca Sabadell
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio