Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mudanças no Montepio só depois de recomendações dos reguladores

Dois dias após a reunião, o Montepio anunciou as conclusões da assembleia-geral. A transformação em sociedade anónima foi aceite, com dois votos contra, mas ainda não há aprovação final. Houve suspensão do encontro e nova reunião é em Dezembro.

Bruno Simão/Negócios
24 de Novembro de 2016 às 17:50
  • ...

O Montepio está em mudança. A caixa económica vai tornar-se em sociedade anónima, como obriga o regime jurídico, mas ainda não há uma decisão final que aprove essa transformação.

 

A assembleia-geral da caixa económica, liderada por José Félix Morgado (na foto), realizou-se na passada terça-feira, 22 de Novembro. Durante dois dias, nada foi dito pela instituição sobre o encontro, apesar das questões do Negócios. A 24, foi revelada a conclusão: ainda nada está decidido formalmente porque a reunião, que tinha um ponto único, foi suspensa. 

 

"Aprovado, por maioria, ao abrigo do disposto no artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 190/2015 de 10 de Setembro, a aceitação da transformação imposta nos termos legais, da Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, em sociedade anónima, bem como o respectivo projecto de estatutos", indica o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A aprovação não foi unânime: "O projecto de estatutos foi aprovado na globalidade, com dois votos contra e uma abstenção, sem prejuízo de serem reconsideradas algumas matérias em função de recomendações ou decisões que resultarem de comunicação dos supervisores".

 

Neste momento, ainda se aguarda a comunicação dos supervisores, que não são identificados. A caixa económica está sujeita à supervisão do Banco de Portugal e tem também obrigações de reporte à CMVM. "Tornando-se necessário para a conclusão dos trabalhos desta assembleia tomar conhecimento das referidas recomendações ou decisões, suspenderam-se os trabalhos que serão retomados na próxima sessão a realizar a 13 de Dezembro de 2016 às 15:00, no mesmo local", assinala o comunicado.

 

Assim, a decisão formal só pode ser tomada oficialmente nessa data com o fim dos trabalhos da assembleia. A transformação do Montepio em sociedade anónima não é pacífica porque, na prática, o capital da caixa económica passa a estar representado por acções. O regime jurídico das caixas económicas prevê que o capital pode, assim, ser disperso por investidores mas sem que a sua actual detentora, a Montepio Geral Associação Mutualista (sob o comando de António Tomás Correia), perca a maioria.

 

A alteração de estatutos está a ocorrer num momento de tensão na caixa económica, depois de o Montepio ter pedido autorização ao Governo para poder avançar com mais rescisões que permitem, aos seus trabalhadores, terem acesso aos subsídios de desemprego, como noticiou o Público. O Montepio já veio dizer que não haverá despedimentos.

Ver comentários
Saber mais José Félix Morgado Caixa Económica Montepio Geral Banco de Portugal Montepio Geral Associação Mutualista António Tomás Correia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio