Notícia
Malparado, fraca rentabilidade e consolidação. Moody's com perspetiva negativa para banca
A agência de notação mantém uma perspetiva negativa para a banca europeia no próximo ano, naquele que é um dos setores afetados pelo impacto da pandemia de covid-19.
A perspetiva para o setor financeiro do Velho Continente "é negativa em 2021, já que os bancos europeus vão enfrentar um ambiente desafiante no próximo ano devido a uma lenta recuperação económica, aumento do crédito malparado e fraca rentabilidade", refere a Moody’s num relatório divulgado esta quarta-feira, 2 de dezembro.
Por outro lado, vai ainda assistir-se a um movimento de consolidação. "A consolidação doméstica também vai continuar", diz a Moody's, notando que a consolidação transfronteiriça deverá manter-se "contida, a não ser que a regulação e proteção do consumidor encontrem uma melhor harmonização".
"A nossa decisão de manter uma perspetiva negativa para os bancos europeus no próximo ano reflete as nossas expectativas de que os fundamentais do crédito vão enfraquecer no seguimento da pandemia", afirma Carola Schuler, responsável pelo setor bancário na Moody’s Investors Service, no relatório.
Nestes períodos de incerteza, refere, será fundamental para as instituições financeira manter uma liquidez e posição de capital fortes, enquanto as políticas monetárias vão oferecer algum apoio.