Notícia
Lone Star trabalhará "incansavelmente" com BdP e Governo para chegar a entendimento final
"Compreendemos a importância de dar os passos necessários, em parceria com todos os stakeholders do Novo Banco, para ajudar a restabelecer a saúde financeira da instituição, numa perspectiva de longo prazo", diz a Lone Star em comunicado.
O fundo americano Lone Star assegura que vai continuar a negociar com as autoridades portuguesas, onde inclui não só o vendedor e o regulador mas também o Governo, para comprar o Novo Banco.
"Vamos continuar a trabalhar incansavelmente com o Banco de Portugal, o Fundo de Resolução e o governo português para assegurar um acordo final para apoiar a reestruturação do Novo Banco, para um benefício de longo prazo dos seus clientes, colaboradores, credores e da economia portuguesa em geral", indica uma nota do "fundo de private equity".
A Lone Star foi a escolhida pelo Banco de Portugal como a entidade "mais bem colocada" para alcançar um acordo para a compra do banco herdeiro do BES. O Banco de Portugal admite que a proposta pode ter risco para os contribuintes mas o Governo já veio dizer que não está disponível para garantias estatais que coloquem em risco o erário público.
"Compreendemos a importância de dar os passos necessários, em parceria com todos os stakeholders do Novo Banco, para ajudar a restabelecer a saúde financeira da instituição, numa perspectiva de longo prazo", acrescenta ainda Oliver Brahin, presidente da Lone Star para a Europa, na referida nota.
Novo Banco tem "potencial" por explorar
No mesmo comunicado, o grupo refere, por várias vezes, o sentimento positivo que tem em relação ao país: "Estamos muito optimistas sobre Portugal e sobre o futuro da economia do país e procuraremos disponibilizar o capital, recursos e os conhecimentos necessários para garantir que o Novo Banco continue a ser um pilar forte do sistema bancário português, com especial enfoque no mercado interno".
A Lone Star afirma reconhecer "o potencial por explorar do Novo Banco". "Iremos investir no Banco – no seu negócio e nas suas pessoas - e aplicar a experiência que temos no fortalecimento de bancos em toda a Europa para o posicionar para um futuro de sucesso".
A Lone Star está presente em Portugal através de uma carteira de imobiliária e também do complexo turístico Vilamoura.