Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder do BES que tem activos tóxicos diz que há lacunas na lei da resolução

Para Luís Máximo dos Santos, "a aplicação da legislação sobre a resolução bancária permitiu evidenciar algumas lacunas importantes." Enumerou-as aos deputados. E pediu para que haja uma discussão séria sobre o tema.

05 de Fevereiro de 2015 às 17:17
  • 2
  • ...

O presidente do Banco Espírito Santo, actualmente um banco com os activos e passivos considerados problemáticos, considera que há falhas na legislação sobre medidas de resolução, como ocorreu com aquela instituição financeira.

 

"A aplicação da legislação sobre a resolução bancária permitiu evidenciar algumas lacunas importantes", admitiu Luís Máximo dos Santos na audição desta quinta-feira, 5 de Fevereiro, na comissão parlamentar de inquérito.

 

A legislação que está em vigor passou por uma antecipação daquela que viria a ser acolhida a nível europeu, tendo sido transposta no âmbito do resgate, sem que tivesse merecido "o debate que merecia". Agora, está a ser preparada a transposição final da legislação comunitária. E Máximo dos Santos pede para haver uma diferente postura.

 

"Será uma excelente oportunidade para melhorar o ordenamento jurídico, mesmo não sendo desejável ter de voltar a aplicar medidas de resolução", disse o gestor que também é responsável pela comissão liquidatária do Banco Privado Português.

 

E que falhas são essas? A legislação que serviu de base à divisão do banco em Novo Banco e BES "não consagra um regime fiscal específico"; "não prevê como proceder relativamente aos processos judiciais em curso, até à data da resolução"; "não regula o acesso por parte do banco originário a informação de que é titular e aos respectivos suportes tecnológicos, mas que ficam na disponibilidade do banco de transição"; "não adapta o regime do segredo bancário às especificidades da resolução". 

Ver comentários
Saber mais presidente do Banco Espírito Santo Luís Máximo dos Santos Novo Banco BES banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio