Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Já há acordo entre o Deutsche Bank e os EUA: a coima é de 7,2 mil milhões

O maior banco da Europa vai pagar uma multa civil de 3,1 mil milhões de dólares e 4,1 mil milhões de dólares em compensações aos consumidores para encerrar um processo ligado aos créditos imobiliários de baixa qualidade.

reuters
23 de Dezembro de 2016 às 07:44
  • ...

Depois de meses de negociações, o Deutsche Bank anunciou esta sexta-feira, 23 de Dezembro, que chegou a um acordo com o Departamento de Justiça norte-americano para encerrar um processo ligado aos créditos imobiliários de baixa qualidade ('subprime'), que provocaram a crise de 2008.  

O maior banco da Europa vai pagar uma multa civil de 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,96 mil milhões de euros) e 4,1 mil milhões de dólares (cerca de 3,92 mil milhões de euros) em compensações aos consumidores no âmbito de um acordo de princípio com as autoridades norte-americanas, num total de 7,2 mil milhões de dólares.

No comunicado emitido esta sexta-feira, o Deutsche Bank explica que as compensações aos consumidores serão, principalmente, "sob a forma de modificações nos empréstimos e outra assistência aos proprietários e mutuários, e outras iniciativas similares a serem determinadas e realizadas durante um período de pelo menos cinco anos".

O banco alemão informa ainda que espera registar encargos antes de impostos de aproximadamente 1,17 mil milhões de dólares nos resultados financeiros do quarto trimestre, como consequência da multa civil.

Já as consequências financeiras, "se houver, das compensações aos consumidores, estão sujeitas aos termos finais do acordo e não se espera que tenham um impacto relevante nos resultados financeiros de 2016", avança o Deutsche Bank. O banco vai publicar os resultados preliminares para o ano financeiro de 2016, conforme estava programado, a 2 de Fevereiro de 2017.

O valor total da penalização aplicada ao banco – 7,2 mil milhões de dólares – é, assim, praticamente metade do inicialmente apontado pelas autoridades dos Estados Unidos: 14 mil milhões de dólares.

Quando o banco confirmou esta penalização, a 15 de Setembro, as acções do Deutsche Bank afundaram, com os investidores a recearem que a instituição tivesse de aumentar o seu capital para enfrentar os custos legais. Os títulos chegaram mesmo a atingir um novo mínimo histórico a 30 de Setembro, nos 9,898 euros.

Ver comentários
Saber mais Deutsche Bank Departamento de Justiça dos Estados Unidos coima multa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio