Notícia
Credit Suisse paga coima de 5,3 mil milhões nos EUA
O Credit Suisse vai registar uma provisão de 2 mil milhões de dólares nas contas do quarto trimestre.
O banco suíço aceitou pagar 5,3 mil milhões de dólares para fechar a investigação das autoridades norte-americanas ao negócio de mortgage-backed securities (títulos relacionadas com crédito hipotecário).
O Credit Suisse vai pagar 2,48 mil milhões de dólares numa multa civil, que terá como destino as autoridades norte-americanas, mais 2,8 mil milhões de euros para compensar os titulares das habitações e as comunidades que foram castigados pela queda abrupta dos preços das casas.
Na parte direccionada para os particulares, o banco terá várias iniciativas, como o perdão de parte dos empréstimos concedidos aos clientes que terão sido enganados pelas políticas adoptadas pelo Credit Suisse no passado.
Para reflectir esta multa nas contas, o Credit Suisse vai registar uma provisão de 2 mil milhões de dólares no quarto trimestre, sendo que o restante valor já tinha sido registado nas reservas.
O Departamento de Justiça norte-americano também fechou o acordo com o Deutsche Bank. Depois de meses de negociações, o maior banco da Europa anunciou esta sexta-feira, 23 de Dezembro, que chegou a um acordo para encerrar um processo ligado aos créditos imobiliários de baixa qualidade ('subprime'), que provocaram a crise de 2008, pagando para tal uma coisa de 7,2 mil milhões de dólares.
Já ontem tinha também sido anunciado que o Barclays iria pagar uma coima devido ao negócio de obrigações hipotecárias.