Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo da Nova Zelândia avança em tribunal contra o Banco de Portugal

O Fundo New Zealand Superannuation decidiu avançar com uma acção contra o Banco de Portugal. O Fundo está a trabalhar com os investidores da Oak.

Bruno Simão/Negócios
14 de Abril de 2015 às 07:52
  • 5
  • ...

"O Fundo New Zealand Superannuation confirmou hoje que, tal com o previamente sugerido, vai avançar com processos legais nos tribunais portugueses contra o Banco de Portugal", pode ler-se no comunicado publicado no site do fundo.

 

O Fundo diz que os documentos, que já terão sido entregues, "desafiam a validade da decisão do Banco de Portugal que pretende ‘clarificar’ que o empréstimo da Oak Finance não foi transferido do Banco Espírito Santo para o Novo Banco, com efeitos retroactivos."

 

Este processo iniciado esta terça-feira junta-se a uma acção já interposta, em Fevereiro contra o Novo Banco, para recuperar dívida, nos tribunais ingleses. O Fundo adianta que "está a trabalhar em conjunto com os investidores da Oak Finance em ambos os processos".

Em causa está o facto de a dívida que contraíram do BES através do veículo Oak Finance ter sido transferida pelo Banco de Portugal para o banco "mau". O New Zealand Superannuation, que já assumiu ter uma exposição de 150 milhões de dólares (131,7 milhões de euros) ao empréstimo da Oak Finance, já tinha contestado esta transferência.

Ver comentários
Saber mais New Zealand Superannuation Banco de Portugal BES Novo Banco Oak Finance
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio