Notícia
Filial britânica do Grupo Santander fecha 140 agências até ao fim do ano
A filial britânica do Grupo Santander espanhol, Santander UK, vai fechar 140 agências no Reino Unido até ao final do ano para adaptar a estrutura à procura da banca digital, que se traduzirá na supressão de 1.270 postos de trabalho.
A entidade explica que a redução de sucursais, das quais se manterão abertas 614, realiza-se em resposta à forma como os clientes escolhem utilizar os serviços bancários.
A empresa assegura que está em contacto com os sindicatos para tentar recolocar pelo menos um terço dos empregados afetados pela reestruturação, aos quais "apoiará" durante o processo.
Nos últimos três anos, o número de transações efetuadas em agências do banco desceu 23%, enquanto o das feitas através de canais digitais aumentou 99%, adianta.
Como parte da reestruturação, a filial Santander UK investirá 55 milhões de libras (63 milhões de euros) na reforma de uma centena de agências nos próximos dois anos para mudar o conceito para um serviço mais personalizado, de maior conveniência e de maior vinculação com a comunidade", precisa.
Segundo o comunicado, a futura rede de sucursais incluirá agências de maior dimensão que oferecerão serviços a clientes e empresas locais, e outras de menor dimensão com a mais recente tecnologia.
O banco também vai apoiar os clientes afetados pelos encerramentos, informando-os sobre outras maneiras de fazer a gestão, seja pelo telefone ou através de outras agências ou de aplicações digitais.
A diretora de banca comercial e retalhista, Susan Allen, constatou que nos últimos anos "mudou drasticamente" a maneira como os clientes querem realizar as suas transações, com um número cada vez maior a optar pela banca digital e móvel.
"Como consequência, tivemos que tomar decisões muito difíceis sobre as sucursais menos visitadas e outras muito próximas entre si", explicou.
Allen disse que o Santander UK "continua a acreditar que as sucursais têm um papel vital a desempenhar" e que por isso reformará a rede de agências para se adaptar às novas necessidades.