Notícia
Faria de Oliveira: Proposta chinesa pelo Novo Banco "seria bem recebida"
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Fernando Faria de Oliveira, considera que "seria bem-vinda" a compra do Novo Banco por parte de um investidor chinês. Neste momento, com esta nacionalidade, concorrem a Fosun e a Ambang.
"Não vejo razão nenhuma para não serem bem recebidos. Vamos esperar o resultado do concurso, há outros investidores. Seguramente, o Fundo de Resolução e o Banco de Portugal acabarão por avaliar", afirmou aos jornalistas esta terça-feira, 21 de Abril. "Precisamos de um sistema bancário português sólido, bem capitalizado, que apoie o financiamento da economia. Vamos esperar para que seja escolhida", acrescentou Faria de Oliveira, à margem do lançamento da versão chinesa do Portugal Economy Probe, plataforma que reúne informação sobre a economia nacional.
O presidente da APB destacou ainda a importância deste relacionamento bilateral, que considera "importante incrementar". "A China é uma grande potência e vê em Portugal um parceiro estratégico", rematou.