Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Esta nota de cinco euros pode entrar na sua carteira a partir de 2 de Maio

O desenho das novas notas do euro foi hoje divulgado por Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu. As notas de cinco euros são as primeiras que apresentam “a nova face do euro”.

10 de Janeiro de 2013 às 19:30
  • ...

A figura da mitologia grega Europa vai começar a circular em toda a Zona Euro a partir de Maio. É no dia 2 desse mês que vão entrar em circulação as novas notas do euros. Como já era do conhecimento público, são as denominações de cinco euros que vão estrear esta “nova face do euro”. O seu desenho foi divulgado hoje.

 

A maior diferença entre as notas agora em circulação e aquelas que começam a ser transaccionadas em Maio está relacionada com a introdução da figura da mitologia grega Europa. Na mitologia, Zeus assumiu a forma de touro para raptar a princesa Europa e levá-la para Creta. Segundo relembra o BCE, esta história terá levado os gregos a usarem aquele nome como um termo geográfico. É esse nome o escolhido para denominar a segunda série de notas do euro.

 

Num momento de crise na Zona Euro em que a Grécia é a principal imagem das dificuldades sentidas, é a mitologia daquele país que passa a fazer parte do quotidiano dos cidadãos da união monetária.

 

A imagem de Europa nesta segunda série, que se inicia com a denominação de cinco euros, estará no holograma (a parte brilhante) das novas notas. Contudo, também se encontrará num outro ponto, a marca de água (parte invisível da nota que só se vê contra a luz).

 

O desenho foi apresentado hoje, 10 de Janeiro, por Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu, na cerimónia de abertura da exposição “A nova face do euro”, patente no Museu Arqueológico de Frankfurt am Main a partir de amanhã até 10 de Março de 2013.

 

BCE garante mais segurança

 

Outra das novidades das novas notas, além de Europa, é o número esmeralda, um elemento de segurança, “o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente”, segundo o BCE.

 

A entidade de Frankfurt salienta que as novas notas de cinco euros, até porque são das que estão sujeitas a um maior desgaste, incorporam “elementos de segurança novos e melhorados”.


Em Maio só as notas de cinco euros começam a ser transaccionadas, sendo que os novos desenhos das restantes denominações serão introduzidas, reforça o BCE, ao longo dos próximos anos e por ordem ascendente. Ou seja, a nova nota de 500 euros é a última a entrar em circulação.

 

A data em que as notas de cinco euros em vigor actualmente, as da primeira série, vão deixar de poder circular será anunciada “com bastante antecedência”, mas vai ser possível trocá-las nos bancos centrais dos países do euro até sempre.

 

Numa nota enviada às redacções, o Banco de Portugal informa que “tem participado activamente no desenvolvimento deste projecto, enquadrado nas equipas técnicas constituídas no Eurosistema, sob orientação do BCE”.

  

 

Ver comentários
Saber mais euro Mario Draghi BCE notas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio