Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE vai buscar mitologia grega para as notas do euro do futuro

Mario Draghi foi ao Louvre para captar a princesa Europa, a imagem da mitologia helénica que estará desenhada na segunda série de notas do euro. As novas notas de cinco euros, cujo desenho integral só se conhece em Janeiro, começam a circular em Maio do próximo ano.

BCE vai buscar mitologia grega para as notas do euro do futuro
08 de Novembro de 2012 às 17:58
  • 2
  • ...
É no museu do Louvre, em Paris, que está a nova imagem do euro. Dentro de uma vitrine, está um vaso onde se encontra a figura da mitologia grega Europa, uma jovem princesa com cabelo encaracolado a carregar um colar de jóias.

O retrato da princesa Europa, figura que deu o nome ao continente, estará nas novas notas do euro, que começam a circular no próximo ano. “Haverá uma melhor figura do que Europa para ser a nova face do euro”, questiona-se, num vídeo de divulgação, Mario Draghi, presidente do BCE.

A cara da princesa, raptada por um Zeus em forma de touro na Ásia e trazida para Creta, na Grécia, estará na marca de água (parte invisível da nota que só se vê contra a luz) e no holograma (parte brilhante das notas) das notas do euro do futuro.

“Europa” será também o nome desta segunda série de notas do euro anunciada hoje, quarta-feira, pelo Banco Central Europeu (BCE).

Mario Draghi declara, no vídeo, que a investigação existente prova que as pessoas tendem a relembrar-se de retratos. “É por isso que escolhemos incluir uma face na segunda série das notas”, explica. Uma face da mitologia grega. Num momento em que a Zona Euro continua em crise, a Grécia mantém-se como o espelho desse período de tensão, continuando como tema de fundo a especulação em torno de uma saída do país da união monetária.

Notas de 500 euros são as últimas a entrar em circulação

A entrada em circulação das novas notas, que manterão os desenhos subordinados ao tema “épocas e estilos na Europa” e a apresentar as mesmas cores, vai acontecer de forma gradual.

O BCE especifica que as “notas das várias denominações serão colocadas em circulação por ordem ascendente”. Primeiro, começam as notas de cinco euros, em Maio de 2013, (a 10 de Janeiro, conhece-se já o seu desenho), depois as de dez euros e assim sucessivamente até aos instrumentos que valem 500 euros.

“A série ‘Europa’ reflecte os avanços na tecnologia de produção de notas desde a entrada em circulação da primeira série, há mais de dez anos. Os elementos de segurança foram melhorados, o que ajudará a tornar as notas ainda mais seguras”, salienta o comunicado colocado no site da entidade de Frankfurt.

As notas do euro da primeira série vão continuar a ser transaccionadas mesmo depois da entrada em circulação das notas da segunda fase. “Serão depois retiradas de circulação gradualmente e deixarão de ter curso legal em data a anunciar com bastante antecedência. Manterão, contudo, o seu valor por um período ilimitado”, destaca ainda o BCE.

Ver comentários
Saber mais euro Europa Banco Central Europeu BCE Frankfurt Mario Draghi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio