Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Descida de recursos da Caixa deveu-se a clientes institucionais

Queda dos recursos de clientes institucionais explica descida do total, tendo os depósitos de particulares aumentado perto de 300 milhões de euros.

Cátia Barbosa/Negócios
10 de Agosto de 2016 às 23:26
  • 4
  • ...
A queda de recursos de clientes sofrida pela Caixa Geral de Depósitos no segundo trimestre do ano ficou a dever-se ao segmento de institucionais, cuja descida foi superior ao crescimento verificado nos depósitos de particulares.

Segundo fonte oficial do banco, "a redução nos recursos totais no segundo trimestre não tem pois qualquer relação com os depósitos de clientes de retalho, explicando-se exclusivamente por movimentos pontuais de grandes clientes institucionais". O Negócios noticiou, na sequência dos resultados do banco público - divulgados esta quarta-feira - que a CGD chegou ao final de Junho com 72.065 milhões de euros de poupanças de clientes, contra os 73.458 milhões registados a 31 de Março. O que o banco esclarece é que essa descida de recursos não veio do segmento de particulares, que aumentou, ainda que não compensando a descida dos institucionais.

"A CGD esclarece que a evolução de depósitos dos seus clientes particulares registou uma evolução positiva do final do primeiro trimestre para o final do segundo trimestre, tendo passado de 46,7 mil milhões de euros para 47 mil milhões de euros, ou seja, mais 291 milhões em três meses ou cerca de 100 milhões por mês", afirma fonte oficial da instituição, acrescentando que "estes aumentos têm sido consistentes ao longo dos últimos trimestres".

A Caixa teve prejuízos de 205,2 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, uma degradação face aos lucros de 47 milhões apurados no final de Junho de 2015. Esta evolução reflecte, sobretudo, o facto de o banco do Estado ter registado perdas na sua carteira de dívida pública, ao contrário do que aconteceu há um ano, altura em que a CGD teve ganhos extraordinários de 302 milhões com as obrigações do Tesouro.

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio