Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Credit Suisse perde 62 mil milhões de euros em depósitos e ativos sob gestão no primeiro trimestre

Os lucros antes de impostos do Credit Suisse foram de 12,8 milhões de francos suíços, resultado motivado pela redução a zero das obrigações "tier 1" em 15 mil milhões de francos.  Em termos líquidos, o Credit Suisse registou um lucro de 12,43 milhões de francos suíços, depois de dois exercícios trimestrais no vermelho.

Pierre Albouy / Reuters
  • 2
  • ...

O Credit Suisse viu escorrer por entre os dedos 61,2 mil milhões de francos suíços, o equivalente a cerca de 62 mil milhões de euros ao câmbio atual, em depósitos e ativos sob gestão no primeiro trimestre, segundo as contas publicadas esta segunda-feira.

"O desempenho do Credit Suisse no primeiro trimestre foi sobretudo influenciado pelo anúncio da fusão entre o Credit Suiss e UBS, anunciado a 19 de março, e pela saída de depósitos significativos e ativos líquidos", começa por explicar a instituição em comunicado.

 

O movimento agudo de levantamentos dos depósitos verificou-se "na primeira quinzena de março", quando se registou "um [número] significativo de levantamentos de depósitos em numerário, bem como a não renovação" da maturidade outros.

 

"Estes  fluxos de saída foram mais expressivos nos dias imediatamente anteriores ao anúncio de fusão", acrescenta o Credit Suisse, o qual alerta ainda que até esta segunda-feira ainda não se observou uma inversão desta tendência.

 

Os lucros antes de impostos do Credit Suisse foram de 12,8 milhões de francos suíços, resultado motivado pela redução a zero das obrigações "tier 1" no valor de 15 mil milhões de francos (valor semelhante em euros), na sequência do acordo de aquisição pelo UBS. Sem este ajuste, o banco teria registado um prejuízo antes de impostos de 1,2 mil milhões de francos (cerca de mil milhões de euros).  

Este resultado foi ainda impulsionado pela venda de produtos de capital garantido à Appolo Management e fundos afiliados a esta entidade, o que contribuiu positivamente para a rubrica de lucros antes de impostos com 700 milhões de francos suíços (714 milhões de euros).

Em termos líquidos, o Credit Suisse registou um lucro de 12,43 milhões de francos suíços, depois de dois trimestres no vermelho.

O comunicado frisa ainda que o acordo anunciado de fusão entre Credit Suiss e UBS continua "sujeito às condições habituais" deste tipo de contratos, para que possa ser concluído, porém assegura que o Credit Suisse irá "trabalhar em estreita colaboração com o UBS para assegurar que a transação é concluída em tempo útil".

(Notícia atualizada às 9h:44m)

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças Credit Suisse banca banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio