Notícia
Credit Suisse a horas de conhecer sentença sobre caso de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de droga
O banco é acusado pelo Estado suíço de permitir que um grupo de traficantes de droga tenha conseguido lavar milhões de francos suíços entre 2004 e 2008. A instituição financeira pode ter de pagar uma multa de 41 milhões de euros.
O Credit Suisse foi pouco diligente em controlar um caso de lavagem de dinheiro de um grupo de traficantes de cocaína? A resposta a esta pergunta é revelada esta segunda-feira, quando for conhecida a sentença de um tribunal suíço.
O banco e um dos seus seus ex-funcionários são acusados de permitir que uma organização búlgara de tráfico de cocaína tivesse conseguido lavar milhões de francos suíços entre 2004 e 2008.
O Credit Suisse arrisca-se a pagar uma multa de cerca de 42,4 milhões de francos suíços (cerca de 41 milhões de euros).
O Ministério Público acredita que um antigo gestor de conta, que abandonou o banco em 2010, ajudou a ocultar a origem ilegal do dinheiro obtido por um grupo búlgaro de tráfico de droga ligado ao antigo pugilista Evelin Banev.
Por sua vez, o ex-gestor de conta, cuja identidade não pode ser revelada por razões legais, afirmou durante uma audiência em fevereiro, que o banco tinha conhecimento de que o grupo estava ligado a casos de homicídio e tráfico de droga.
O Credit Suisse contestou a origem ilegal do dinheiro, justificando que o atleta e os seus pares obtinham dinheiro legítimo através de negócios relacionados com hotelaria, construção e arrendamento.