Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI oferecer o BFA? "Ainda não enlouqueci"

"Ainda não enlouqueci." Foi assim que Fernando Ulrich respondeu à possibilidade de oferecer a participação de 50,1% no Banco de Fomento de Angola.

Miguel Baltazar
29 de Abril de 2016 às 12:46
  • ...

Para mostrar que o BPI é um banco sólido, com rácio de capital acima do exigido, mesmo sem contabilizar a posição no angolano BFA, Fernando Ulrich começou a conferência de imprensa de apresentação de resultados a dizer que "o BPI podia oferecer o BFA e o rácio de capital mantinha-se".

Quando questionado pelos jornalistas se essa era uma possibilidade em cima da mesa (o Expresso noticiou que Angola tinha um decreto preparado para solucionar o excesso de exposição do BPI ao mercado angolano ao pôr fim à participação no banco no BFA), Fernando Ulrich recusou. "Ainda não enlouqueci".

"Mesmo sem o BFA, o rácio de capital do BPI é um rácio adequado", disse o presidente executivo do BPI, que quer que, "de uma vez por todas, as pessoas perceberam que a questão do BFA não tem impacto no capital do BPI".

A primeira parte da apresentação de resultados no primeiro trimestre, em que apresentou um lucro de 45,8 milhões de euros, dispõe os rácios do BPI e a sua decomposição entre actividade doméstica (Portugal) e internacional (Angola e, em menor medida, Moçambique), de modo a mostrar que mesmo sem a actividade internacional, o rácio do BPI era "adequado". O rácio common equity tier 1, seguindo as regras transitórias, ficou em 10,8% em termos consolidados, subindo para 11% se contabilizando apenas a actividade nacional e de 10,4% apenas a actividade internacional.

Sobre o peso do BFA nos resultados, que contou para 80% dos lucros, Fernando Ulrich defende que, "se BPI deixar de consolidar o BFA, obviamente que deixa de contabilizar e de se apropriar dos resultados do BFA". Mas o líder do banco defendeu que a rentabilidade em Portugal está a crescer.

Ver comentários
Saber mais BPI BFA Fernando Ulrich Angola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio