Notícia
BCP versus Santander Totta: Afinal qual é o maior?
"Somos o maior banco privado com base em Portugal." Nuno Amado fez a afirmação esta quarta-feira, após apresentar contas. O Santander Totta, com dono espanhol, tem dito que ocupou o lugar de maior privado em Portugal com a integração do Popular. Olhando para os números, o banco liderado por António Vieira Monteiro conseguiu superar o BCP no crédito concedido, incluindo a particulares. Nos depósitos, continua atrás do BCP, pese embora ter mais agências.
Crédito total
A integração do Popular permitiu ao Totta superar o BCP no crédito concedido a clientes em Portugal, que perdeu 3,5% na actividade nacional.
Particulares
O BCP perdeu 5% no crédito a particulares em Portugal, o que abriu margem para que o Santander Totta ultrapassasse o volume da sua carteira.
Empresas
O Popular, com forte presença nas empresas, ajudou o Totta a superar o BCP no crédito a empresas na actividade doméstica.
Activo total
Com a ajuda do crédito, o Totta é maior que o BCP em activos em Portugal. Contudo, o grupo BCP, sediado no país, é maior do que o concorrente.
Depósitos
Mesmo em Portugal, o BCP é maior do que o Santander Totta em termos de depósitos, indicador em que o banco de Nuno Amado cresceu este ano.
Recursos totais
Também nos recursos totais, que incluem depósitos, mas também fundos de investimento e seguros, o BCP assume a dianteira.
Colaboradores
O BCP mantém um quadro de pessoal superior ao do Santander Totta: o Popular tinha já cortado antes de ser integrado.
Agências
Com o Banif, Vieira Monteiro já ultrapassara o BCP em Portugal. A diferença alargou-se após a integração do Popular.
15 de Fevereiro de 2018 às 13:28