Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP fecha a subir mais de 1% após anunciar subida dos lucros

O BPI melhorou a recomendação para as acções do BCP de "underperform" para "neutral".

Miguel Baltazar
15 de Fevereiro de 2018 às 17:04
  • ...

As acções do Banco Comercial Português fecharam em alta em reacção aos resultados apresentados na véspera, embora a aliviar de forma considerável face aos máximos da sessão.

 

Os títulos do banco liderado por Nuno Amado valorizam 1,54% para 30,95 cêntimos, depois de terem chegado a disparar um máximo de 7,61% para 32,8 cêntimos, o valor mais alto desde 31 de Janeiro e próximo do máximo de 2015 fixado nos 33,6 cêntimos. O banco também se destacou pela liquidez elevada, já que foram transaccionadas 129 milhões de acções, o dobro da média diária dos últimos seis meses.

 

Este desempenho surge em reacção ao anúncio efectuado após o fecho da sessão de quarta-feira, de que o BCP viu os seus lucros crescerem mais de sete vezes em 2017 para 186,4 milhões de euros. Considerando apenas o quarto trimestre do ano passado, o resultado líquido foi de 53 milhões de euros, 34% acima do esperado pelos analistas do BPI que, na sequência da divulgação dos números, decidiram melhorar a recomendação para as acções de "underperform" para "neutral", sublinhando que os destaques deste conjunto de resultados são "a evolução do capital e a qualidade dos activos".

O preço-alvo mantém-se em 35 cêntimos, o que confere aos títulos um potencial de subida de 13% face à última cotação. Desde o início do ano as acções do BCP estão agora a ganhar 13,6%.

"Esperamos uma reacção positiva a este conjunto de resultados. Acreditamos que os resultados do BCP devem ser suportados pela redução do custo do risco e das exposições não rentáveis (NPE)", afirmam os analistas numa nota de análise divulgada esta quinta-feira.

 

Ainda assim, o BPI destaca que nos próximos anos "a rentabilidade deverá ser desafiada pelos esforços do banco para continuar a reduzir os activos não rentáveis".

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português Nuno Amado BCP BPI NPE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio