Notícia
As frases de Carlos Costa para explicar intervenção no BES
Domingo, 3 de Agosto, à noite o governador do Banco de Portugal demorou menos de meia hora a comunicar aos jornalistas a decisão de separar os activos tóxicos do BES do Novo Banco. Veja as frases principais do discurso de Carlos Costa.
Frases-chave da intervenção de Carlos Costa:
"O conselho de administração do Banco de Portugal deliberou hoje aplicar ao Banco Espírito Santo, SA uma medida de resolução. A generalidade da actividade e do património do Banco Espírito Santo é transferida para um banco novo, denominado de Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de activos problemáticos".
"O Banco Espírito Santo encontra-se numa situação de grave desequilíbrio financeiro".
"Deste modo, tornou-se imperativo e urgente adotar uma solução que simultaneamente: garantisse a proteção dos depósitos; e assegurasse a estabilidade do sistema financeiro".
- "Por deliberação do conselho de administração do Banco de Portugal, foi criado um banco novo, denominado de Novo Banco, para o qual são transferidos, de imediato e de forma definitiva, a generalidade dos activos e passivos do Banco Espírito Santo, bem como os seus colaboradores e demais recursos materiais".
- "O Novo Banco continuará a assegurar a actividade até aqui desenvolvida pelo Banco Espírito Santo, e pelas suas filiais, em Portugal e no estrangeiro, protegendo assim os seus clientes e depositantes".
- "O capital social do Novo Banco, no montante de 4.900 milhões de euros, é totalmente detido pelo Fundo de Resolução".
"Isto significa que a medida de resolução agora decidida pelo Banco de Portugal, e em contraste com outras soluções que foram adoptadas no passado, não terá qualquer custo para o erário público, nem para os contribuintes".
"A solução adoptada pelo Banco de Portugal teve como principais preocupações preservar a estabilidade do sistema financeiro e proteger o interesse dos depositantes".