Notícia
Tesla sobe preços em mais de 20.000 dólares na China devido às tarifas
A Tesla é a primeira fabricante automóvel a aumentar os preços na sequência da comercial entre EUA e China. As subidas ultrapassam os 20 mil dólares, e podem chegar aos 37 mil.
Os preços dos modelos X e S da Tesla vão disparar na China. Comprar um destes automóveis vai custar entre 22.600 dólares e 37.600 dólares extra aos clientes chineses, avança a Reuters, citando um site especializado no sector, o Electrek. As subidas estão dependentes da versão.
A empresa de Elon Musk é a primeira a avançar com novos preços depois de Pequim ter respondido aos EUA com tarifas sobre 34 mil milhões de dólares em produtos importados, que afectam também o sector automóvel.
A China, o maior mercado automóvel do mundo, era uma das apostas da Tesla para aumentar as vendas de veículos eléctricos. Em 2017, a segunda maior economia do mundo ofereceu 17% das receitas à empresa de Elon Musk. A Tesla considerava inclusivamente construir uma fábrica no país.
Na negociação antes da abertura do mercado, a Tesla passou de ganhos de 1% para perdas de 0,8%.
Outras marcas do sector apressaram-se a esclarecer que nãos eria este o caminho. Um dia antes da aplicação efectiva das tarifas comerciais entre os dois países, a Ford assegurou que não vai aumentar os preços para já.