Notícia
SAG negoceia venda da SIVA a distribuidora da Volkswagen
A SAG GEST – Soluções Automóveis Globais está a negociar a venda da SIVA, distribuidora em Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley com a Porsche Holding Salzburg. A operação da SIVA está a ressentir-se devido à difícil situação financeira da SAG.
A SAG GEST – Soluções Automóveis Globais está a negociar a venda da SIVA, distribuidora em Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley com a Porsche Holding Salzburg, a maior distribuidora automóvel da Europa e detida na totalidade pela Volkswagen, noticia esta sexta-feira o Jornal Económico. Contactada pelo Negócios, a SAG indicou que "de momento não tem qualquer informação a prestar à imprensa".
Segundo o jornal, a SAG, detida por João Pereira Coutinho (na foto), tenta desta forma resolver os problemas financeiros que atravessa. As negociações deverão estar concluídas em Setembro, refere a publicação. A SIVA escusou-se a comentar o assunto ao jornal.
Os contornos da operação ainda não são conhecidos, referindo o Jornal Económico que poderá passar por venda de parte ou da totalidade da SAG ou pela alienação somente da SIVA.
A falta de liquidez da SIVA tem penalizado a sua actividade, com a incapacidade de importar veículos suficientes para responder à procura e deixando os compradores das marcas representadas pela SIVA à espera por largos períodos para receberem os automóveis, assinala o jornal.
A SAG registou prejuízos de 6,7 milhões de euros no primeiro trimestre e um EBITDA negativo de 3,6 milhões.
A situação levou a que, apesar do crescimento de 5,5% nas vendas de automóveis em Portugal, as principais marcas representadas pela SIVA tenham registado quebras acentuadas: a Audi sofreu uma descida de 36,4% nas vendas, a Volkswagen vendeu menos 22,5% unidades e a Skoda registou uma descida de 27,8%.
(Notícia actualizada às 10:24 com recusa da SAG em comentar o tema)