Notícia
Parceira da Galp em refinaria de lítio perde contrato de 2 mil milhões com BMW
A fabricante automóvel alemã cancelou o contrato com a Northvolt, parceira da Galp no projeto de uma refinaria de lítio em Sines, por incapacidade da empresa sueca em entregar dentro dos prazos acordados as baterias para os veículos elétricos da BMW.
A BMW cancelou um contrato no valor de dois mil milhões de euros com a sueca Northvolt para o fornecimento de baterias para os seus veículos elétricos, avançou a revista alemã Manager Magazine.
Fonte da BMW indicou à publicação que a fabricante automóvel bávara decidiu, em conjunto com a Northvolt, focarem as atividades da empresa sueca "no objetivo de desenvolver baterias da próxima geração". "Continuaremos a confiar na Northvolt", acrescentou a mesma fonte. A empresa com sede em Munique detém uma participação no capital da Northvolt e é o principal cliente da única fábrica já operacional da empresa, em Heide, na Suécia.
O acordo celebrado entre a BMW e a Northvolt remonta a 2020.
A Northvolt associou-se à Galp em 2021, através de uma "joint-venture" designada Aurora, para uma refinaria de lítio em Sines que prevê um investimento inicial de 700 milhões de euros e que permitirá produzir anualmente até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio. O suficiente para equipar 700 mil veículos elétricos por ano, ou fabricar 50 GWh de baterias.
A empresa sueca tem em construção uma fábrica em Gotemburgo numa parceria com a Volvo.
Fonte da BMW indicou à publicação que a fabricante automóvel bávara decidiu, em conjunto com a Northvolt, focarem as atividades da empresa sueca "no objetivo de desenvolver baterias da próxima geração". "Continuaremos a confiar na Northvolt", acrescentou a mesma fonte. A empresa com sede em Munique detém uma participação no capital da Northvolt e é o principal cliente da única fábrica já operacional da empresa, em Heide, na Suécia.
A Northvolt associou-se à Galp em 2021, através de uma "joint-venture" designada Aurora, para uma refinaria de lítio em Sines que prevê um investimento inicial de 700 milhões de euros e que permitirá produzir anualmente até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio. O suficiente para equipar 700 mil veículos elétricos por ano, ou fabricar 50 GWh de baterias.
A empresa sueca tem em construção uma fábrica em Gotemburgo numa parceria com a Volvo.