Notícia
Northvolt fecha resgate financeiro de 300 milhões junto de investidores
A parceira sueca da Galp no projeto da refinaria de lítio de Setúbal está a negociar um pacote de financiamento com um conjunto de acionistas, financiadores e clientes, refere a Bloomberg. As negociações já estão na sua fase final.
A gigante sueca das baterias de lítio, Northvolt AB - parceira da Galp no projeto que prevê a construção de uma refinaria de lítio em Setúbal - está prestes a fechar um pacote de resgate financeiro no valor de 300 milhões de dólares (277 milhões de euros), que inclui dívida e equity, avançou esta sexta-feira a Bloomberg, citando fontes próxima do processo. Contactada, a Northvolt não quis comentar.
Depois do próprio Governo sueco ter rejeitado entrar no capital da empresa, para a salvar, esta ajuda permitirá à Northvolth ganhar tempo para estabilizar a sua produção e estabilizar as contas, enquanto negoceia novos financiamentos a mais longo prazo.
Este novo pacote de resgate será pago por um conjunto de acionistas, financiadores e clientes, através de diferentes instrumentos de financiamento, refere a Bloomberg. As negociações já estão na sua fase final, apesar de existirem ainda alguns fatores de risco que podem fazer cair o processo por terra, referem as mesmas fontes.
Para a Northvolt, este apoio permite uma "almofada financeira" à fabricante de baterias enquanto encontra outros meios de financiamento mais permanentes, que possam conduzir a contas mais estáveis. A empresa já assinou contratos de financiamento de baterias no valor de dezenas de milhares de milhões de euros, mas tem tido dificuldades em entregar os equipamentos com qualidade e de forma constante.
Desde 2017, a sueca já recebeu 10 mil milhões de financiamento em dívida e equity. Para equilibrar as contas, a Northvolt anunciou milhares de despedimentos (uma redução de 1.600 pessoas, ou 290% da força de trabalho da empresa) e congelou a expansão da sua gigafábrica em Skelleftea, na Suécia.