Notícia
Volvo vai adquirir a parte da Northvolt na "joint-venture" de baterias na Suécia
Construtora automóvel rasga parceria para fábrica de baterias na Suécia com a Northvolt por incumprimento de obrigações financeiras, mas adianta que vai precisar de um parceiro quando assumir totalidade do projeto.
A Volvo Cars anunciou, esta quarta-feira, que deu início ao processo para ficar com a totalidade do projeto NOVO Energy, que detém em "joint-venture" com a Northvolt, na Suécia, depois da fabricante de baterias elétricas ter falhado em cumprir as suas obrigações financeiras.
A Northvolt, parceira da Galp no projeto de uma refinaria de lítio em Setúbal, enfrenta sérias dificuldades financeiras e viu o Governo sueco negar-lhe um resgate para equilibrar as contas da empresa que anunciou milhares de despedimentos e o congelamento da expansão da gigafábrica na Suécia.
Em comunicado, a construtora automóvel, detida pelos chineses da Geely, indicou que notificou a parceira de que vai invocar os seus direitos de resgate da participação da Northvolt na NOVO Energy, deixando claro que para levar a gigafábrica de baterias vai precisar de um novo parceiro.
"Esta ação surge na sequência da violação do acordo de acionistas, em que a Northvolt AB não cumpriu as suas obrigações de financiamento", refere a mesma nota.
"Qualquer produção na NOVO Energy está dependente de uma terceira parte ou do envolvimento de outro parceiro", afirmou.
A Volvo Cars esclareceu ainda que não espera que a obtenção da propriedade total do projeto tenha impacto em outros investimentos planeados ou nas suas metas ao nível de fluxo de caixa.