Notícia
Centenário JAP traz elétricos chineses Foton para Portugal
Após ter garantido a representação da marca para alguns países africanos, o grupo português assume agora a posição de importador oficial do fabricante asiático para o nosso país.
Há mais uma marca chinesa de veículos elétricos prestes a aterrar em Portugal, na sequência da celebração de uma parceria exclusiva do grupo português JAP com o Foton Motor Group, assumindo a posição de importador oficial do fabricante asiático para Portugal.
"No seguimento do acordo agora estabelecido, o grupo JAP passará a ser responsável pela importação, distribuição e assistência técnica dos inovadores veículos comerciais ligeiros da Foton, que chegarão ao mercado nacional ainda em 2024", revela, em comunicado.
Fundado em 1904 no Marco de Canaveses, detendo atualmente cobertura nacional e presença em Angola, Moçambique, Uganda, Tanzânia e Quénia, o grupo JAP já possui a representação da marca Foton "em alguns países africanos", sendo a parceria para Portugal "mais um passo na estratégia de expansão e fortalecimento da relação entre as duas entidades", enfatiza o grupo português.
Um acordo que, "mais do que fortalecer a infraestrutura de mobilidade elétrica de Portugal alinha, ainda, com os objetivos nacionais para a redução de emissões e eficiente transição energética", realça o grupo JAP.
"Esta parceria é um marco importante na nossa estratégia de sustentabilidade e reafirma o nosso compromisso com a inovação e a liderança no segmento de mobilidade elétrica", afirma Jan Oehmicke, administrador do grupo JAP.
Já Wu ZongTian, vice-presidente da Foton International, destaca que "a parceria com o grupo JAP representa mais um importante passo na estratégia de implementação da Foton na Europa".
"Estamos confiantes que, num futuro próximo, possamos vir a conquistar a liderança do mercado dos veículos comerciais elétricos em Portugal e contribuir para a política global de neutralidade carbónica", conclui Wu ZongTian.
O centenário grupo JAP, que emprega mais de 3.400 pessoas, detém a representação de dezena e meia de marcas da indústria automóvel, "abrangendo várias marcas líderes de mercado", como a Carby, a Matrizauto ou a Sixt Rent-a-Car.