Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social quer poupar um milhão com integração de serviços

12 serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social serão integrados com os da Segurança Social. Objectivo é poupar dinheiro com espaços físicos.

  • 6
  • ...

O Governo vai juntar 12 serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), que faz a gestão e cobrança das dívidas em fase de execução fiscal, com os dos Centros de Segurança Social. O objectivo é poupar nas rendas dos espaços físicos.

 

A informação foi adiantada esta tarde pelo Ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, durante uma deslocação à Assembleia da República para discutir questões gerais da política do seu ministério.

 

Mota Soares diz que, até ao final do ano, os serviços do IGFSS serão integrados "em espaços do Instituto de Segurança Social", mantendo-se a autonomia de cada estrutura. O plano é integrar 12 dos serviços, não tendo o ministro adiantado quais.

 

O objectivo é em tudo semelhante ao que está já em curso no caso do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cujos serviços de atendimento vão ser juntos aos dos centros de Segurança Social em 15 locais do País. Esta intenção já é conhecida, e Pedro Mota Soares adiantou que já há acordo para a "fusão" de 10 em 15 dessas estruturas – mas, também aqui, não adiantou quais os locais onde se procederá à referida integração.

 

Segundo o governante, o objectivo é poupar um milhão de euros com estas mudanças de instalações, uma verba que "se mostra vital para o reequilíbrio financeiro dos serviços", garante.

 

Numa fase mais adiantada do debate, o secretário de Estado Agostinho Branquinho explicou que as movimentações não são todas reveladas porque a informação ainda não foi transmitida aos funcionários.

 

O secretário de Estado da Segurança Social diz que, para já, só pode adiantar alguns dos locais onde serão migrados os locais de atendimento do ISS e do IEFP. Assim, o IEFP receberá os serviços do ISS em Ourique, Vila Real de Santo António, Moncorvo e  Estremoz. Em sentido contrário, o ISS albergará o IEFP em Arcos de Valdevez e Vila Real.

 

Quanto ao IGFSS, o Governo adianta apenas que das 12 migrações, oito ocorrerão já em Setembro, duas em Outubro e mais duas em Dezembro. "Mal os colaboradores tomarem conhecimento [das transferências], estaremos a divulgar a listagem em concreto sobre a matéria", diz Agostinho Branquinho.

 

(Notícia actualizada às 18h15 com informação adicional sobre alguns dos locais onde as "fusões" ocorrem)

Ver comentários
Saber mais Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social IGFSS Centros de Segurança Social Pedro Mota Soares Assembleia da República Instituto de Segurança Social Instituto de Emprego e Formação Profissional IEFP Segurança Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio