Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo garante que 25% dos trabalhadores dispensados na Segurança Social já têm trabalho

A taxa de colocação é apenas ligeiramente mais alta (28,7%) para quem pode ser despedido após um ano na requalificação.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 6
  • ...

Quatro meses depois do envio da primeira vaga de funcionários da Segurança Social para casa, o Governo garante que um quarto dos 614 trabalhadores colocados em situação de "requalificação" já encontrou outro posto de trabalho na administração pública.

Os dados foram apresentados esta quarta-feira, 3 de Junho, no Parlamento, pelo secretário de Estado da Administração Pública, que foi chamado à Comissão de Finanças e Administração Pública pelo PS.

"No processo do ISS, relativamente ao qual entraram 614 trabalhadores, temos neste momento 154 colocados", afirmou Leite Martins. "Estamos a trabalhar no sentido da colocação. Não é uma afirmação retórica, é uma afirmação real", acrescentou.

O processo do Instituto da Segurança Social (ISS) foi o mais significativo desde que entraram em vigor às novas regras, que prevêem que os funcionários enviados para casa tenham um corte salarial de 40% no primeiro ano (passando a receber o máximo de 1.258 euros) e de 60% no segundo.

Quem nunca teve vínculo de nomeação, como acontece com cerca de uma centena de pessoas do ISS, pode mesmo ser despedido após um ano em requalificação.

Neste grupo específico de pessoas em risco de despedimento, a taxa de colocação é ligeiramente mais alta, de 28,7%, indicou Leite Martins.

A maioria que permanece em casa, continua, no entanto, à espera que arranque o processo de formação.

Ver comentários
Saber mais Segurança Social Governo Leite Martins ISS Instituto da Segurança Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio