Notícia
Reversões chegam aos hospitais entregues às Misericórdias
O Ministério da Saúde anulou os despachos relativos às unidades de S. João da Madeira e Santo Tirso, que iriam passar para a nova gestão em 2016.
13 de Janeiro de 2016 às 10:02
Concorda com a entregue da gestão de hospitais às misericórdias?
Depois das concessões dos transportes, da eliminação dos feriados e das 35 horas de trabalho semanal na Função Pública, entre outras medidas, a passagem de vários hospitais para a alçada das misericórdias também está a ser revertida pelo novo Governo liderado por António Costa.
Além disso, as três unidades cuja passagem da gestão já tinha sido concluída no ano passado – em Serpa, Anadia e Fafe – vão ser avaliadas pela tutela para que seja analisada a "eventual mais-valia" desses acordos de cooperação que implicam a transferência de 7,1 milhões de euros por ano, de acordo com o Público.
O anterior ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, classificou esta decisão como "uma reversão errada, ineficiente e antiquada". Em declarações à Agência Lusa, o deputado do CDS-PP acusa o novo titular da pasta da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, de "cegueira ideológica", reclamando que "estes hospitais sempre foram das misericórdias" e que "foi o Estado que os roubou quando os nacionalizou" no pós-25 de Abril.