Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sampaio da Nóvoa: Eleição de Marcelo pode perturbar novo ciclo político

O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa alerta, em entrevista à Antena1, diz que eleição de Marcelo Rebelo de Sousa "pode perturbar seriamente este novo ciclo político e considera "atrapalhada" a candidatura de Maria de Belém.

Negócios 10 de Dezembro de 2015 às 07:56
  • 35
  • ...

António Sampaio da Nóvoa rejeita, em entrevista à Antena 1, que a sua candidatura seja de Esquerda, apesar de se dizer um homem de Esquerda. "Percebi que o facto de ser de Esquerda não me impedia de fazer uma candidatura que fosse mais abrangente, que pudesse juntar pessoas muito diferentes. Há um arco de abertura da minha candidatura que é na verdade a sua raiz e um dos seus factores mais importantes. Se eu não tivesse capacidade para fazer essa abertura, provavelmente não me teria candidatado", diz o ex-reitor da Universidade de Lisboa.

 

Afirma também que se sente muito confortável com a actual configuração política no parlamento e sublinha que "que quando dizia isto há oito meses, as pessoas olhavam para isto como hipótese muito académica que afinal… acabou por se concretizar".

 

Sobre Marcelo Rebelo de Sousa, que considera ser o seu "único adversário" na corrida à Presidência da República, Sampaio da Nóvoa lança advertências, dizendo que o candidato "pode perturbar e muito o ciclo político que agora se abriu, que é um ciclo político novo, mesmo que diga que não perturba".

 

O ex-reitor sublinha ainda que o professor na Faculdade de Direito de Lisboa é "um candidato de continuidade, certamente com perfil muito diferente de Cavaco, mas que representa os mesmos valores e as mesmas ideologias", e acrescenta que Marcelo "faz de conta que não fez campanha ao lado de Passos e Portas".

 

Qualifica ainda a candidatura de Maria de Belém legítima mas "feita de uma forma um pouco atrapalhada" no meio do processo das legislativas e que "não tem potencial de crescimento como a minha candidatura".

 

Em sua opinião, será ele quem disputará com Marcelo a segunda volta. Se não for, garante que votará sempre no outro candidato contra Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Sobre duas medidas aprovadas pela nova maioria de Esquerda, Sampaio da Nóvoa concorda com o fim dos exames de 4º ano e com o fim da actual prova de avaliação de professores. "Avaliação sim, mas não esta. E estes exames não estão conformes às melhores práticas europeias", salienta.

Ver comentários
Saber mais Presidenciais 2016 Sampaio da Nóvoa Governo Cavaco Marcelo Rebelo de Sousa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio