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Universidade de Aveiro entra nas sondagens políticas e eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados, instalado na academia aveirense e liderado por José Albergaria, recebeu a autorização da ERC para concorrer neste segmento "muito restrito".

14 de Março de 2017 às 17:41
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A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social atribuiu a credenciação para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais ao Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (CIMAD), que faz parte do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro.

 

A autorização concedida pelo organismo de regulação e supervisão possibilita "a entrada da Universidade de Aveiro num contingente muito restrito de instituições nacionais com o mesmo estatuto", sublinha a academia aveirense dirigida pelo reitor Manuel António Assunção.

 

Contactada pelo Negócios, fonte da ERC confirmou a deliberação, emitida ainda durante o ano passado. O CIMAD junta-se assim a um grupo composto agora por 14 empresas de sondagens credenciadas. Aximage, Eurosondagem, Intercampus, Marktest, Pitagórica e Universidade Católica / CESOP são algumas das concorrentes neste segmento.

 

Criado em 2009, dois anos depois da abertura da licenciatura em Marketing, este Centro formado por especialistas em marketing, gestão, economia, psicologia e estatística fazia até agora estudos de mercado, sondagens de opinião, recolha e tratamento estatístico de dados e também projectos de marketing empresarial. O primeiro trabalho desta nova fase será "um estudo dedicado à autarquia" de Aveiro.

 

O director do CIMAD fala num "passo em frente numa nova e desafiante área de interesse académico, político e social". Citado num comunicado emitido esta terça-feira, 14 de Março, José Albergaria salienta ainda que "todos os seus membros estão, pela experiência prática, familiarizados com estudos de opinião e de mercado e o respectivo tratamento e análise dos dados e resultados".

 

O centro, que agora estende a sua actividade às sondagens políticas e eleitorais, já tem de um "call center" equipado com tecnologia para a realização de estudos de opinião por inquérito telefónico. E estando instalado no campus universitário, valoriza o mesmo responsável, dispõe ainda de um "universo privilegiado de recrutamento e selecção" entre os alunos da Universidade de Aveiro para conduzir as entrevistas e realizar os trabalhos de campos.

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