Notícia
Sondagem: 70% aplaudem integração de precários na Função Pública
Entre os 601 inquiridos, o maior apoio chega de entre aqueles que votariam nos partidos à esquerda – PS, Bloco de Esquerda e CDU.
Mais de dois terços dos portugueses consideram que o Governo agirá bem se integrar na função pública os trabalhadores precários que estão actualmente ao serviço do Estado.
Os dados constam de uma sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, que aponta para que 69,2% dos inquiridos sejam favoráveis a esta medida, enquanto 22,8% consideram que, ao fazer essa integração, o Executivo procederá mal.
Os resultados do estudo de opinião - feito entre 5 a 8 de Fevereiro, depois de tornado público o relatório com o "levantamento dos instrumentos de contratação de natureza temporária na Administração Pública" – surgem depois de o Executivo ter anunciado a intenção de vincular a partir de Outubro e o mais tardar até ao final de 2018 parte dos mais de 116 mil precários ao serviço do Estado.
Entre os 601 entrevistados, o maior apoio vem de entre aqueles que votariam nos partidos à esquerda – PS, Bloco de Esquerda e CDU. Aqui, 76,4% dos eleitores socialistas consideram que o Governo actua bem, tal como acontece com 88,2% do eleitorado comunista e bloquista.
Mais de metade dos eleitores do PSD e CDS (58,3%) consideram o mesmo e menos de 5% (4,9%) destes acham que o Executivo actuará mal nessa integração.
O inquérito "Actualidade política – Fevereiro 2017", feito junto de indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. A taxa de resposta foi de 83,0% e os resultados apresentam uma "margem de erro" - a 95% - de 4%.