Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras: "O povo grego escreveu história. A esperança escreveu história"

Alexis Tsipras já fez o discurso de vitória, realçando o "momento histórico" que se vive hoje na Grécia. O líder do Syriza, que ainda não sabe se tem maioria absoluta, realçou que está disposto a negociar com a troika, mas agora de forma justa.

Reuters
25 de Janeiro de 2015 às 21:38
  • 19
  • ...

"Hoje o povo grego escreveu história. A esperança escreveu história. O povo grego transmitiu hoje uma mensagem clara: um mandato incontestável. A Grécia vira a página. A Grécia deixa para trás a austeridade, o medo e a prepotência." A Grécia deixa para trás "5 anos de humilhação e dor" e "prossegue com optimismo e esperança, com passos firmes numa europa que está em transformação", afirmou Alexis Tsipras no discurso de vitória, transmitido em directo pela RTP Informação, com tradução e simultâneo. 

 

Tsipras salientou ainda que o resultado eleitoral mostra a "clara transformação" que se está a assistir na Europa.

 

Estamos cientes de que o povo grego não está a dar hoje um cheque em branco
 

"Amanhã começamos o trabalho duro. O juízo do povo grego foi claro e não deixa espaço a dúvidas. Fechamos um círculo vicioso de austeridade no nosso país. Foi o veredicto do povo. O povo grego deixa a troika no passado e assume o seu lugar", acrescenta.

 

"Estamos cientes de que o povo grego não está a dar hoje um cheque em branco, mas sim um mandato para um renascimento da nossa pátria, para a salvação social do país."

 

"A nossa vitória é também uma vitória de todos os povos da Europa que lutam contra a austeridade que destrói o futuro comum. Quero garantir que o novo Governo da Grécia estará disposto a colaborar com os nossos parceiros uma solução justa e viável para que a Grécia possa sair do círculo vicioso da dívida. Um diálogo sincero é o que queremos, e uma negociação justa", salientou.

 

"Quero garantir que a Grécia apresentará as suas propostas bem fundamentadas. Com um novo plano para o orçamento sem mais défices, mas também sem excedentes que são irreais", acrescentou.

 

O Governo da Grécia estará disposto a colaborar com os nossos parceiros uma solução justa e viável para que a Grécia possa sair do círculo vicioso da dívida.

"O novo Governo grego vai desmentir todas as Cassandras que se encontram no estrangeiro. Não haverá a catástrofe mas também não vamos continuar a submetermo-nos" à austeridade.

 

Tsipras sublinhou ainda que esta é uma "grande oportunidade de nova política, de um novo paradigma de relações."

 

"A nossa prioridade, a partir de amanhã, será darmos resposta às grandes feridas que a crise abriu, restabelecer a justiça, acabar com o regime de corrupção, promover reformas de grande dimensão na administração pública", mas acima de tudo, "a nossa prioridade será que o nosso povo e país recuperem a dignidade perdida."

 

Assim o objectivo é recuperar "a esperança, o sorriso, o optimismo, a dignidade perdida do nosso povo."

 

Este é um "momento histórico". E "temos uma promessa: de que vamos continuar a lutar com a mesma convicção para que o sol volte a brilhar sob a Grécia. Havemos de conseguir. Vamos lutar em conjunto", concluiu.

 

(Notícia actualizada com mais declarações)

Ver comentários
Saber mais Grécia Syriza Tsipras eleições política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio