Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Remodelação do Governo: "Resultado cairá em cima do primeiro-ministro", diz Marcelo

Presidente da República considera que primeiro-ministro preferiu a solução que "mexia menos" com o Executivo àquela que permitiria inovar. Decisão é de António Costa, mas consequências da mesma também, sublinhou.

Paulo Cunha / Lusa
03 de Janeiro de 2023 às 09:37
  • ...
O Presidente da República afirmou esta terça-feira que a nomeação dos novos ministros da Infraestrutura e da Habitação, João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente, mostram a decisão do primeiro-ministro de não inovar e optar pela decisão que menos mexe em termos de políticas e continuidade administrativa. 

"O critério é fazer com a prata da casa para não mexer muito naquilo que existe. Vamos ver. Se isso funcionar é uma boa ideia, se não funcionar retiraremos daí as conclusões", declarou o Presidente da República, à chegada do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

António Costa anunciou esta segunda-feira que o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, até agora tutelado por Pedro Nuno Santos, seria dividido em dois. O até agora secretário de Estado da Energia e do Ambiente, João Galamba, será ministro das Infraestruturas, e Marina Gonçalves, até agora secretária de Estado da Habitação, subirá a ministra da Habitação. 

No discurso, o chefe do Executivo justificou que os nomes apontados são os que dão garantia para a estabilidade. O Presidente da República realçou ainda não ter tido oportunidade de ver a totalidade do discurso proferido esta segunda-feira por António Costa, uma vez que regressava do Brasil - onde esteve presente para a tomada de posse de Lula da Silva. 

Sobre a nomeação de João Galamba, a quem são conhecidas várias polémicas e cuja decisão tem sido criticada pelos partidos políticos, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que esse "é um julgamento do primeiro-ministro". "A minha sensação é que preferiu a ideia de escolher o que menos mexia, acreditando que assim se perde menos tempo", disse, acrescentando que cabe ao primeiro-ministro escolher o caminho: ou escolhe o caminho de aproveitar uma situação destas para inovar ou para continuar e mexer o mínimo possível".

"Escolheu a segunda via, é o primeiro-ministro que escolhe e ao escolher, naturalmente, conforme os resultados, assim será um sucesso ou não. Isso cairá em cima do primeiro-ministro", reforçou.

O Presidente da República deixou ainda críticas ao funcionamento do aeroporto de Lisboa. "Já em janeiro tem dificuldades de congestionamento, imagine-se em agosto", lançou.
Ver comentários
Saber mais Governo Marcelo Rebelo de Sousa João Galamba Marina Gonçalves António Costa política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio