Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ana Fontoura Gouveia e Frederico Francisco deverão ser os novos Secretários de Estado

Os novos secretários de Estado vão tomar posse esta quarta-feira, pelas 18 horas.

04 de Janeiro de 2023 às 08:52
  • 8
  • ...
Ana Fontoura Gouveia, assessora económica do primeiro-ministro, António Costa, deverá ser o nome escolhido pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, para substituir João Galamba na pasta da Energia, avança o ECO esta quarta-feira. 

A assessora sai diretamente do gabinete do primeiro-ministro para secretária de Estado da Energia e do Ambiente, cargo deixado vago por Galamba, que hoje toma posse como ministro das Infraestruturas.

A tomada de posse dos novos governantes, na sequência da nova remodelação governamental, terá lugar esta quarta-feira.

Com 40 anos, Ana Fontoura Gouveia é doutorada em Economia pela Nova SBE, onde é Professora Assistente e leciona Finanças Públicas, lê-se na página da faculdade, citada pelo ECO. Nascida na Figueira da Foz, a economista exerce funções de assessora económica no gabinete do primeiro-ministro desde outubro de 2019.

Antes da entrada no gabinete político, esteve no Banco de Portugal (2004-2008 e 2018-2019), no Banco Central Europeu (2009-2014), no Ministério da Economia (2015) e no Ministério das Finanças (2016-2017).

Os novos secretários de Estado deverão tomar posse esta quarta-feira, pelas 18h00, em cerimónia no Palácio de Belém, mas os seus nomes só poderão ser publicamente divulgados após o Presidente da República aceitar as propostas de nomeação do primeiro-ministro.

O Governo enviou na sexta-feira à noite para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as propostas de nomeação do primeiro-ministro, António Costa, dos novos secretários de Estado, disse à agência Lusa fonte socialista.

Galamba escolhe Frederico Francisco para a Secretaria de Estado das Infraestruturas

Já para o cargo de secretário de Estado das Infraestruturas, o novo ministro João Galamba deverá escolher Frederico Francisco, que trabalhava como adjunto do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, avança o Correio da Manhã

Frederico Francisco é também responsável por coordenar e elaborar o Plano Ferroviário Nacional.

Concluiu o Doutoramento em Física em 2014 pela Universidade de Lisboa, o mestrado em Engenharia Aeroespacial, em 2009, pela mesma Universidade e a licenciatura em Ciências da Engenharia - Engenharia Aeroespacial, em 2008, também pela Universidade de Lisboa.

Tem 36 anos e é natural de Cascais. É professor auxiliar convidado no Departamento de Física e Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e reconhecido como um dos maiores especialistas de ferrovia em Portugal, diz o Correio da Manhã.
Ver comentários
Saber mais Ana Fontoura Gouveia António Costa João Galamba política ministros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio