Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD tem 54 mil militantes com quotas em dia

O partido de Passos Coelho diz que o número de militantes aumentou em quatro mil desde as eleições, ou seja, um aumento máximo de 3,5%. No total, existem agora quase 118 mil militantes activos, metade com as quotas em dia.

30 de Março de 2016 às 17:53
  • 18
  • ...

O PSD conseguiu aumentar a sua base de militantes depois das eleições de 4 de Outubro, ganhas pela coligação Portugal à Frente. Nos quase sete meses que passaram desde o acto eleitoral, entre 4 de Outubro e 24 de Março, entraram nos quadros de militantes do partido quatro mil pessoas, o que corresponde a um aumento máximo de 3,5%.

 

No total, e em vésperas do congresso do próximo fim-de-semana, o PSD conta com 117.757 militantes activos, mas nem todos pagam quotas. Longe disso: são 53.683 os militantes que têm quotas pagas, ou seja, 46,6% do total.

 

Porém, estes números são brutos e não líquidos. Isto é, o PSD apenas divulgou o número de militantes que entraram no partido e não os que saíram. O Negócios perguntou ao PSD qual o número de pessoas que deixaram de ser militantes activas do partido, mas não obteve resposta. Portanto, o aumento efectivo (e líquido de saídas) pode ser inferior a 3,5%. 

 

De acordo com os dados divulgados pelo PSD, entre Outubro e Dezembro aderiram 1.689 pessoas, a esmagadora maioriaRevisão das quais (57,3%) com idade inferior a 30 anos. Na nota enviada às redacções, o partido congratula-se com a idade dos novos membros. "Sobretudo jovens, os novos membros da família social-democrata reforçam a natureza interclassista e o carácter dinâmico do PSD. Um partido amplo e abrangente, que se renova a partir das bases e tem nos militantes a sua principal força", pode ler-se. Não existem detalhes sobre as adesões verificadas já este ano. 

 

Maioria dos novos membros são estudantes

 

Desta primeira leva de militantes, conclui-se ainda que a maioria são homens (53,9%, 911 pessoas) e que a profissão mais comum é a de estudante universitário (16,5%, ou 279 pessoas), logo seguida de estudante (14,6%, 246 pessoas) e de desempregados (5,2%, ou 87 pessoas). Há ainda 26 novos membros (1,5%) que são operários.

 

O PSD descreve ainda a estrutura etária e as profissões dos 5.176 membros eleitos para as Comissões Políticas Distritais, Comissões Políticas de Secção e Comissões Políticas de Núcleo do partido. Aqui a prevalência de homens é ainda mais avassaladora (78,4%), e a faixa etária mais representativa é a dos 39 aos 50 anos, onde se inserem 30,4% dos dirigentes. 40,3% dos dirigentes têm mais de 49 anos.

 

Só 246 dirigentes, o equivalente a 4,8% do total, é que têm menos de 30 anos. Com idades compreendidas entre os 30 e os 49 anos estão 24,5% dos dirigentes do PSD.

 

Curiosamente, a profissão mais frequente continua a ser a de estudante universitário (10%) e de estudante (4,9%), logo seguida dos advogados (4,3%), professores (4,2%) e gerentes (3,2%). Também há 61 dirigentes desempregados, o equivalente a 1,2% do total.
Ver comentários
Saber mais PSD congresso militantes Passos Coelho eleições legislativas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio