Notícia
Portas: Cristas mostrou determinação e Nuno Melo generosidade
O CDS-PP, segundo Portas, está a dar "um belíssimo exemplo de maturidade e de sentido de responsabilidade" nesta transição de liderança, mostrando-se confiante "na nova geração" do partido.
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, elogiou hoje na Batalha, Leiria, a candidata à liderança do partido Assunção Cristas pela abrangência do projeto que apresentou, realçando também a generosidade de Nuno Melo, que optou por não se candidatar.
Apesar de não manifestar formalmente o seu apoio à candidatura de Assunção Cristas à liderança do CDS, Paulo Portas sublinhou que a ex-ministra da Agricultura, que o acompanhou num evento que decorreu hoje na Batalha, "mostrou determinação, que é essencial na política", referindo ainda para a "abrangência do projeto que defende".
O ex-vice-primeiro-ministro disse que o eurodeputado Nuno Melo "mostrou não apenas o valor que ele dá à coerência da sua palavra, como mostrou também generosidade, que é um valor importante em política".
O CDS-PP, no seu entender, está a dar "um belíssimo exemplo de maturidade e de sentido de responsabilidade" nesta transição de liderança, mostrando-se confiante "na nova geração" do partido.
"A forma como os militantes e dirigentes do CDS mostraram nas últimas semanas sentido de compromisso e responsabilidade, procurando soluções de unidade" e "soluções fortes" deixa Portas "tranquilo".
O líder do CDS criticou ainda as "disputas e discórdias" que se veem nos partidos. Disputas essas de "quem está muitas vezes a olhar apenas para dentro do partido", apontou, considerando que, nesta transição, os militantes do partido que lidera optaram por focarem a sua atenção "para o país concreto".
Paulo Portas falava aos jornalistas depois de ter participado na inauguração do Portugal Industries Center (PIC), na Batalha, com Assunção Cristas sentada ao seu lado - "uma feliz coincidência", notou.
Sobre a candidata à liderança do partido, Portas não se absteve a elogiar sob o ponto de vista do exercício das suas funções enquanto ministra da Agricultura, vincando que "há muito tempo que não havia uma política agrícola tão forte", marcada pela recuperação da importância deste setor e pela "valorização do mundo rural".
Já Assunção Cristas, em declarações à comunicação social, recordou "a grande parceria" que teve com Portas, enquanto membros do mesmo Governo, mas recusou-se a tecer comentários em torno da candidatura e de um eventual apoio do atual líder do CDS.
A deputada eleita pelo círculo de Leiria focou o seu discurso em torno do PIC, elogiando este espaço destinado a promover a produção nacional, na Batalha, que inclui uma exposição em que estão representadas 150 empresas e 1.300 produtos fabricados em Portugal.
Assunção Cristas e Paulo Portas fizeram uma visita pelo PIC, encontrando produtos tão diversos como licores, plásticos, calçado, roupa para bebés, capotes alentejanos, vinho ou fertilizantes.
No local, o líder do CDS descerrou uma placa que marca a inauguração do espaço, com o seu nome ligado à frase "Não tenham medo. Grandes desafios são grandes oportunidades".