Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Portas deverá manter-se no Governo

As negociações entre Pedro Passos Coelho e Paulo Portas foram retomadas após a reunião do Conselho de Ministros, que teve início às 08h30. O encontro tem lugar na presidência do Conselho de Ministros. A CMTV avança que Paulo Portas vai permanecer no Governo e a TVI dá conta que assumirá o cargo de vice-primeiro-ministro e ministro da Economia.

A carregar o vídeo ...
Negócios 04 de Julho de 2013 às 11:20
  • 93
  • ...

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas retomaram as negociações, iniciadas quarta-feira à noite, assim que terminou a reunião do Conselho de Ministros. Paulo Portas, ministro demissionário, não esteve presente no encontro desta manhã.

 

A CMTV avança que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros recuou na sua decisão de abandonar o Governo e vai continuar no Executivo. A TVI avança que o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros pode assumir os cargos de vice-primeiro-ministro e ministro da Economia.

 

Passos Coelho e Paulo Portas voltam a encontrar-se esta manhã, para prosseguir com as negociações que se iniciaram na noite de quarta-feira. A imprensa escreve que o ministro dos Negócios Estrangeiros e número dois do Governo, que viu o seu pedido de demissão ser recusado na terça-feira pelo chefe do Executivo, vai exigir maior força para o CDS/PP e mudanças de políticas, nomeadamente uma redução de impostos.

 

Com estas negociações – que se iniciaram depois da reunião da Comissão Executiva centrista –, Portas pretende conseguir renegociar um novo acordo que garanta uma “solução viável para a governação de Portugal”, de acordo com o comunicado que resultou da Comissão. “É essencial garantir a utilidade efectiva do contributo do CDS no quadro da definição das políticas da maioria”, lê-se.

 

Ainda na quarta-feira à noite, e depois de Passos chegar de Berlim, o primeiro-ministro e Paulo Portas estiveram reunidos durante duas horas. Não se sabe ao certo o que resultou desse primeiro encontro mas, de acordo com o gabinete de Passos Coelho, o encontro foi “muito produtivo”. Já o gabinete de Paulo Portas descreveu o encontro como “produtivo”, sublinhando que nada ficou fechado na primeira ronda negocial, e que só haverá acordo se o Primeiro-ministro mudar radicalmente de atitude, segundo a “TSF”.

 

A imprensa escreve hoje que Portas levará como exigências para a mesa negocial novos ministros, maior peso para o seu partido no Governo, e novas políticas, nomeadamente baixa de impostos no próximo Orçamento do Estado.

 

Segundo o “Expresso”, Passos Coelho e Paulo Portas estão a negociar a possibilidade de partir o Ministério da Economia e da Agricultura. Álvaro Santos Pereira pode estar de saída, sendo substituído por alguém do CDS/PP.

 

Já Maria Luís Albuquerque, que substituiu Vítor Gaspar no Ministério das Finanças, e cuja escolha originou o pedido de demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, deverá manter-se no Executivo.

 

(Notícia actualizada às 11h28)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio