Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa defende que cenário macroeconómico é o" plano A" do PS na Zona Euro

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o cenário macroeconómico socialista representa o plano A, provando que é possível permanecer no euro sem austeridade e também romper com a austeridade sem romper com a moeda única.

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Abril de 2015 às 15:42
  • 18
  • ...

António Costa falava aos jornalistas após ter participado na reunião do Grupo Parlamentar do PS, numa declaração sobre o teor do cenário macroeconómico socialista, na qual procurou demarcar-se simultaneamente da maioria PSD/CDS, mas também do PCP e Bloco de Esquerda sobre as condições de permanência de Portugal na Zona Euro.

 

Questionado sobre a compatibilidade entre o cenário macroeconómico do PS e as regras existentes na Zona Euro, o secretário-geral socialista defendeu que o documento dos socialistas "parte do quadro actual europeu".

 

"Temos um plano A que funciona no actual quadro, que nos garante o cumprimento de todos os nossos compromissos internacionais, que nos permite honrar os objectivos assumidos no quadro dos tratados europeus e que nos permite participal activamente na zona euro, mas que não nos fará desistir da luta que temos de travar para que a Zona Euro possa melhorar", disse.

 

De acordo com António Costa, se a prazo foram introduzidas melhorias nas regras na Zona Euro, então o PS terá "mais margem do que aquela que está" no cenário macroeconómico. "Mas, com a actual margem, já conseguimos operar a mudança e acabar com uma ideia muito arreigada por parte dos partidos que se nos opõem: Uns acham que não é possível acabar com a austeridade sem sair do euro, e outros acham que não é possível estar no euro sem ser com austeridade", afirmou.

 

Para António Costa, com o cenário macroeconómico apresentado na terça-feira passada, o PS "conseguiu demonstrar que é possível estar no euro sem austeridade".

 

"E, por outro lado, o PS demonstrou que é possível romper com a austeridade sem romper com o euro", acrescentou.

 

 

Ver comentários
Saber mais António Costa Grupo Parlamentar do PS PSD CDS PCP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio