Notícia
Cavaco Silva já deu posse aos novos ministros
O Presidente da República deu esta quarta-feira posse a três novos ministros – Rui Machete, António Pires de Lima e Jorge Moreira da Silva – e a três ministros que transitam de outras pastas: Paulo Portas, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares.
A cerimónia de tomada de posse dos novos ministros teve início às 17h00 no Palácio de Belém. Cavaco Silva deu posse a seis novos ministros: três deles transitam de outras pastas, e outros três são caras novas no Executivo.
Paulo Portas deixa o ministério dos Negócios Estrangeiros e assume o cargo de vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica do Governo e das negociações com a troika.
Para o seu lugar no Palácio das Necessidades irá uma das caras novas deste Executivo e a grande surpresa desta remodelação governamental: o social-democrata Rui Machete.
António Pires de Lima e Jorge Moreira da Silva são as outras duas novidades deste Governo remodelado. Pires de Lima toma posse como ministro da Economia e o vice-presidente do PSD assume parte das funções até agora atribuídas a Assunção Cristas e vai liderar o novo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
Assunção Cristas assume a outra parte do agora extinto Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Será a nova ministra da Agricultura e do Mar.
Pedro Mota Soares ganha poderes com a remodelação ao receber da Economia a pasta do Emprego. Tomará posse como Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social.