Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Posição conjunta PS-PEV permite Governo socialista iniciar funções mas não assegura legislatura

A posição conjunta entre socialistas e ecologistas prevê que um Executivo do PS assuma funções, sendo que o cumprimento dos quatro anos da legislatura ficará dependente da adopção de "uma política que assegure uma solução duradoura".

10 de Novembro de 2015 às 15:09
  • 11
  • ...
Como se previa, saiu fumo branco das negociações encetadas entre o PS e o Partido Ecologista "Os Verdes". A posição conjunta de socialistas e ecologistas, publicada no site do PS pouco depois das 14:30 desta terça-feira, 10 de Novembro, garante o apoio d’Os Verdes à tomada de posse de um Governo protagonizado pelo PS.

No entanto, tal como acontece no programa bilateral PS/PCP, também o acordo com os ecologistas não garante o apoio ao longo de toda a legislatura já iniciada. O apoio d’Os Verdes ficará dependente da adopção de "uma política que assegure uma solução duradoura".

O acordo presume a colocação de um ponto final ao "ciclo de degradação económica, social e ambiental" e deverá assentar numa "nova correlação institucional existente da Assembleia da República" mediante a adopção de "medidas que respondam a aspirações e direitos do povo português".

Para assegurar o cumprimento dos objectivos definidos, o acordo contempla o necessário "exame comum quanto à expressão que as matérias convergentes identificadas devem ter nos Orçamentos do Estado" bem como a análise de medidas que mesmo não constando do Orçamento possam ter "concretização mais imediata".

PS e PEV realçam mesmo a "determinação em impedir que PSD e CDS prossigam a política que agora expressivamente o País condenou", explicando ainda que "foram os pontos de convergência e não os de divergência que ambos os partidos optaram por valorizar".

O compromisso alcançado define ainda um conjunto de medidas anexas e que dizem respeito, essencialmente, a propostas caras ao PEV. "Garantir a não privatização da água", o não aumento da tarifa fixa relativa à água para a agricultura ou ainda a a prossecução de uma política energética mais eficiente são algumas dessas medidas.

(notícia actualizada às 15:17)
Ver comentários
Saber mais PS Partido Ecologista Os Verdes PCP Governo Acordo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio