Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dúvidas sobre a recuperação levam Fed a reavaliar subida dos juros “reunião a reunião”

Após anos de forte recuperação, a economia dos EUA parece estar a dar parte fraca. Por isso, a robustez é uma dúvida para a Fed, revelam as minutas, sendo que a subida dos juros passará a ser analisada consoante a evolução dos indicadores.

2 – Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
Bloomberg
20 de Maio de 2015 às 19:26
  • 1
  • ...

Os indicadores económicos norte-americanos têm revelado sinais de fragilidade. Uma evolução que levou os responsáveis da Reserva Federal dos EUA (Fed) a duvidar da recuperação da economia do país, revelam as minutas da mais recente reunião de política monetária. Por isso, a avaliação à subida dos juros será feita em cada reunião.

 

"A informação recebida desde que o FOMC [Comité Federal do Mercado Aberto] se reuniu em Março sugere que o crescimento económico abrandou durante os meses de inverno, em parte reflectindo efeitos transitórios", revelam as minutas da reunião de 28 e 29 de Abril. Os responsáveis do banco central norte-americano acrescentam que "o ritmo de ganhos de postos de trabalho moderou e a taxa de desemprego manteve-se estável".

 

Além disso, as minutas notam que, "apesar de o crescimento da despesa das famílias ter caído, o rendimento real das famílias aumentou fortemente, reflectindo em parte as anteriores quedas dos preços das energias, e o sentimento dos consumidores continuou elevado". Por outro lado, salientam os responsáveis, "o investimento fixo das empresas abrandou, a recuperação no sector imobiliário continuou lenta e as exportações recuaram".

 

Desta forma, "os membros [do FOMC] concordaram que o vocabulário [do comunicado] devia reflectir a sua avaliação de que as condições económicas progrediram para um nível, no qual a decisão do Comité de começar a normalização da política monetária será devidamente determinada reunião a reunião", acrescentam ainda as minutas. Uma posição consensual entre os responsáveis pela política monetária norte-americana, já que o comunicado pôde contar com os votos a favor de todos os 10 membros votantes da Fed.

 

(Notícia actualizada às 19h47, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Fed Reserva Federal dos EUA Janet Yellen EUA política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio