Notícia
Draghi: Juros vão manter-se baixos “por um período extenso”
O presidente do BCE reitera que a taxa de juro de referência para a Zona Euro vai manter-se baixa por um “período longo”. Mario Draghi salienta que a inflação está controlada, tendo sido, em Dezembro, afectada por um ajuste técnico na Alemanha.
Mario Draghi afirmou, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Banco Central Europeu (BCE), que a informação disponível continua a confirmar as previsões da autoridade e que apontam para uma recuperação da economia da Zona Euro, apesar dos riscos que ainda persistem.
As expectativas em torno da inflação apontam para que esta esteja “firmemente ancorada”, prevendo-se que permaneça “abaixo, mas próxima de 2%”, que é o objectivo do BCE. E ainda que as “pressões inflacionistas estejam controladas”, Draghi admite que a Zona Euro deverá passar por um “período prolongado de inflação baixa”.
Em Dezembro, a taxa de inflação na Zona Euro voltou a abrandar para 0,8%, o que voltou a fazer soar os alarmes em relação ao perígo de deflação na região, Mario Draghi rejeitou este cenário e explicou que este abrandamento esteve relacionado, sobretudo, com um ajuste técnico feito na Alemanha.
O BCE reitera também a perspectiva de “recuperação gradual na Zona Euro”.
Mario Draghi salientou que o BCE deverá “manter juros baixos por um período extenso” e que os responsáveis estão “determinados” em actuar “caso necessário.”
O BCE decidiu esta quinta-feira, 9 de Janeiro, manter a taxa de juro inalterada no mínimo histórico de 0,25%, bem como a taxa de depósito em 0%, o que já era antecipado pela generalidade dos economistas.
Ainda assim, a Zona Euro continua rodeada de “incertezas” e são vários os factores que “podem afectar as condições económicas”.