Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi: Ainda falta “muito tempo para podermos declarar vitória”

O presidente do BCE reitera que há ainda muita incerteza sobre a economia da Zona Euro e que ainda é cedo para “declarar vitória”, ainda que as perspectivas sejam bastante mais positivas do que há um ano. Cautela é o que recomenda Mario Draghi antes de se dizer que a crise acabou.

Bloomberg
09 de Janeiro de 2014 às 14:53
  • ...

O papel do Banco Central Europeu (BCE) está hoje mais definido. O seu compromisso para com a Zona Euro está garantido. Contudo, a quantidade de questões que pode afectar a região é ainda elevada.

 

"Eu seria muito cauteloso" antes de dizer que a crise acabou, afirmou Mario Draghi quando questionado sobre se concorda com alguns responsáveis europeus que dizem que a Zona Euro já conseguiu vencer a crise.

 

“Reduzimos a incerteza sobre a taxa de juro e sobre a política monetária. Clarificámos a nossa função, mas temos de manter em mente que há outras” questões que podem afectar a região.

 

“Há muitos riscos, financeiros, políticos, macroeconómicos… que podem afectar a recuperação” da economia europeia. E um dos maiores riscos é o desemprego cuja “única notícia positiva é que vemos a taxa, que é extremamente alta, a estabilizar.”  

 

Falta “muito tempo para podermos declarar vitória”, sublinhou Mario Draghi durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do BCE que determinou a manutenção da taxa de juro de referência para a Zona Euro em 0,25%.

 

Minutos antes, Draghi tinha reiterado que o BCE está determinado em actuar e em usar todos os instrumentos à sua disposição para ajudar a região. “Reiteramos a nossa decisão de actuar se necessário”.

 

“Discutimos todos os instrumentos disponíveis”, acrescentou, sem adiantar qualquer informação sobre estas questões. Draghi reiterou que há “vários instrumentos que podem usar”, recusando “especular” quais os instrumentos que podem ser usados em breve. O presidente do BCE garantiu que tudo será feito, dentro dos limites impostos pelo Tratado Europeu.

 

É preciso “reparar o sistema financeiro”

 

Mario Draghi reiterou que os países da Zona Euro precisam de implementar as reformas estruturais que estão já pensadas e que as reformas do sistema financeiro precisam de prosseguir.

 

“Não penso que queiramos repetir o erro feito em outros países, que é não reparar o sistema financeiro” quando é tempo disso, afirmou o presidente do BCE, salientando a importância de se resolver os problemas deste sector e evitar problemas de crédito.

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi Banco Central Europeu BCE Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio