Notícia
Taxas Euribor em alta em dia de reunião do BCE
As taxas Euribor subiram em todos os prazos, num dia em que o Banco Central Europeu se reúne para o seu encontro mensal. A expectativa dos analistas aponta para que não se verifiquem alterações na taxa de juro de referência nem na taxa de remuneração dos depósitos.
As taxas Euribor subiram em todos os prazos esta quinta-feira. O indexante a três meses, que subiu hoje pela segunda sessão consecutiva, avançou para 0,282%. Já a seis meses - a taxa mais utilizado pelos portugueses no crédito à habitação - a taxa Euribor aumentou pela terceira sessão consecutiva para 0,388%. No prazo mais longo, a 12 meses, o indexante subiu para 0,557%.
Esta quinta-feira, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se no seu encontro mensal. A expectativa é que Mario Draghi reitere que o BCE continua "pronto para actuar, se necessário". Os economistas não esperam mais do que uma tentativa de passar uma mensagem de tranquilidade, apesar de a inflação ter voltado a desacelerar e de os dados do crédito na Zona Euro continuarem a ser pouco animadores.
O BCE deverá manter a taxa de juro no mínimo histórico de 0,25% e deixar a taxa com que remunera os depósitos em 0%. Mario Draghi tem reiterado que, passar a cobrar aos bancos para depositar liquidez no banco central é algo para que o BCE está "tecnicamente preparado" mas os economistas recordam que Vítor Constâncio, o vice-presidente do BCE, afirmou que essa é uma ferramenta para utilizar "em situações extremas".
Os analistas acreditam ainda que Draghi não fará mais do que "adoptar um tom acomodatício [isto é, sinalizar disponibilidade para tomar novas iniciativas de estímulo], mantendo a porta aberta a possíveis medidas nos próximos meses", diz o Newedge Strategy.
Medidas que, alertam os economistas, podem ser necessárias. O euro continua em níveis considerados elevados para a competitividade dos países do Sul da Europa e os empréstimos às empresas continuam a encolher, "o que cria uma questão: quão robusta pode ser uma retoma económica sem crédito?" diz Carsten Brzeski.